Hospital Sabará lança serviço de Interconsultas
Consolidada durante a pandemia de Covid-19, a telemedicina já faz parte do dia a dia de médicos, clínicas e hospitais permitindo não só as consultas online, como também a conexão entre profissionais para discussão de casos clínicos, consultoria e capacitação médica. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, 55% dos mais de 1.200 médicos pesquisados afirmaram que usam os recursos da telemedicina para se conectarem com outros profissionais na discussão de casos clínicos, outros 40% entendem que os benefícios da tecnologia contribuem para a capacitação.
Conectado com esse movimento de inovação, o Sabará Interconsultas, um serviço de interconsultas digitais em pediatria geral e especialidades pediátricas, vem colaborar para a atendimento pediátrico especializado, apoiando clínicas e hospitais por meio da equipe de médicos do Sabará Hospital Infantil, bem como a disseminação de conhecimento sobre a saúde da criança.
“O Sabará Interconsultas tem o objetivo de levar toda a expertise de nosso corpo clínico para todas as regiões do país, otimizando diagnósticos, compartilhando conhecimento médico e potencializando o que permita o melhor desfecho para a criança,” explica Rogério Carballo, gerente médico de Linhas de Cuidado e Inovação do Sabará Hospital Infantil.
O serviço foi idealizado em parceria com a healthtech Doc4Doc. De acordo com Jimmy Ayoub, CEO da empresa, a avaliação especializada pode fazer uma diferença importante na jornada de saúde. “Conectamos médicos generalistas a especialistas de uma forma orgânica e muito intuitiva”, destaca.
Como funciona?
O médico generalista acessa a plataforma e solicita a Interconsulta, apresenta e discute o caso de seu paciente com os especialistas do Sabará. O médico sugere a conduta médica mais adequada e ao término da discussão clínica, disponibiliza um laudo assinado, de acordo com o padrão da certificação digital ICP Brasil.