Hospital Moinhos de Vento investe R$ 15 milhões em nova faculdade
Com investimento superior a R$ 15 milhões e com uma infraestrutura moderna, a Faculdade Moinhos de Vento inaugurou sua nova sede educacional. O local, que conta com 2.627 metros quadrados, o dobro da área da sede atual, fica no prédio 5 do Shopping Total, em Porto Alegre. Com localização estratégica, próximo do Hospital Moinhos de Vento, tem capacidade para receber 1,2 mil estudantes por dia, nos três turnos de funcionamento da instituição.
“As pessoas estão no centro de nossa estratégia, são o principal ativo neste reconhecimento. Dentro do nosso posicionamento de redefinir a saúde do Brasil, a educação é fundamental para alcançar essa transformação. A nova Faculdade Moinhos de Vento amplia nossos horizontes para pensar e desenvolver novos produtos na área da educação em saúde, novos cursos, novas formações, especializações. É uma quebra de paradigmas rumo ao futuro da saúde”, ressalta Mohamed Parrini, CEO do hospital.
A faculdade oferece graduação em Enfermagem, Residência Médica, Fellowship, pós-graduação em áreas médicas e assistenciais e diversos cursos de extensão. Recentemente, a graduação em Enfermagem foi reconhecida com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição educacional também foi recredenciada com a avaliação máxima, que na escala varia de 1 a 5.
“Isso tudo é fruto de um trabalho obstinado de busca da excelência. Temos aqui um ecossistema de ensino, assistência, pesquisa, inovação e gestão com muitos profissionais do Hospital Moinhos de Vento que são referência nacional e internacional e que integram o corpo docente da Faculdade Moinhos”, afirma a superintendente Assistencial e de Educação, Vania Röhsig. A Faculdade possui cerca de 400 alunos nos cursos de pós-graduação. Agora em 2023, a instituição formará a primeira turma da graduação em enfermagem.
Estrutura
O local conta com 10 salas de aula inovadoras, salas de simulação realística e um hospital simulado, estrutura apta para aulas no metaverso, realidade virtual e realidade aumentada, robôs e outras tecnologias, além de laboratórios de habilidades, anatomia, microscopia, morfofuncional e multidisciplinar. A estrutura física também conta com biblioteca e áreas de convivência.
O superintendente médico, Luiz Antonio Nasi, ressalta que a inauguração da nova sede é a realização do sonho de formar profissionais com a excelência do Moinhos de Vento. “Estamos avançando nesse sentido, definindo as estratégias de educação e o escopo para os projetos que envolvem desde a graduação até os programas de residência, fellowship, mestrado e doutorado. Hoje, estamos dando um passo muito importante, rumo ao que há de mais inovador no cenário da saúde”, salienta.
Lançada em 2018, a Faculdade Moinhos apresentou um conceito inovador de ensino, inspirado em práticas educacionais do exterior. O presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier, destaca que a história do hospital é indissociável da história da enfermagem e da educação na área da saúde no Rio Grande do Sul. “São mais de 90 anos de compromisso com a qualidade do ensino e com a responsabilidade social. Que tenhamos a certeza de que nossos pacientes têm a melhor experiência, os melhores desfechos, o melhor cuidado”, declara.