Tecnologia e transformações no setor de diagnóstico de imagens
Por Maurício Silva
A pandemia trouxe grandes transformações para a sociedade, mas nenhum setor foi tão impactado como o da saúde. De uma hora para outra, foi preciso deixar os modelos tradicionais de lado, se adaptar e buscar respostas rápidas e eficazes.
A transformação digital, que já fazia parte do dia a dia das empresas, foi acelerada e a busca por inovação intensificada. O avanço tecnológico na saúde é tão frenético, que entre a descoberta dos raios X pelo físico alemão Wilhelm Röntgen, que deu início aos exames de radiologia, até os equipamentos disponíveis hoje, passaram-se apenas 127 anos.
A descoberta possibilitou o aprimoramento e surgimento de novas tecnologias. O resultado, são equipamentos modernos e com design que se adequam consequentemente ao mercado e ao paciente, garantindo que os exames por imagem forneçam resultados mais precisos e confiáveis, agilizando o diagnóstico, em muitos casos de forma precoce, impactando na rotina dos profissionais da saúde e dos pacientes.
Mas a inovação no setor de diagnóstico de imagens vai além e traz também soluções para a mobilidade dos profissionais. O mercado evoluiu de tal forma, que é possível encontrar equipamentos de ultrassom que pesam apenas 120 gramas, cabem no bolso e contam com conexão Wi-Fi. E ainda, aparelhos portáteis como o raio X digital móvel, que não precisa dos filmes, pois o aparelho capta e gera imagens em pixels, que vão direto para o computador. Para as equipes de saúde isso representa agilidade, maior precisão nos diagnósticos, além é claro da mobilidade, pois estes equipamentos permitem uma rotação de 360º e podem ser usados em áreas estreitas, como pronto-atendimento, sala de operações e unidade de terapia intensiva (UTI).
Diferentes fatores que combinados trazem ao setor mais clareza nos resultados, agilidade nos diagnósticos e confiabilidade aos profissionais e pacientes. Mas como as mudanças ocorrem num piscar de olhos, é preciso estar atento às inovações e às pesquisas de novas tecnologias. Para as empresas que atuam nesta área, atender a necessidade do mercado é algo constante, pois isso agrega ainda mais qualidade no diagnóstico de imagens, gerando um impacto significativo para a sociedade.
*Maurício Silva, Diretor de Vendas da Imex Medical Group.