Gilead Sciences firma acordo para adquirir a MiroBio
A Gilead Sciences e a MiroBio, empresa privada de biotecnologia com sede no Reino Unido, anunciaram um acordo definitivo, segundo o qual a Gilead irá adquirir todo o capital social em circulação da MiroBio por um total de U$ 405 milhões. A aquisição fornecerá à Gilead a plataforma de descoberta exclusiva da MiroBio e todo o portfólio de agonistas do receptor inibitório imune. O principal anticorpo sob investigação da MiroBio, MB272, é um agonista seletivo do receptor inibitório imune do atenuador do linfócito B e T.
“A equipe da MiroBio liderou a pesquisa fundamental de anticorpos agonistas seguindo uma rigorosa abordagem científica,” disse Flavius Martin, Vice-Presidente Executivo, Pesquisa, Gilead Sciences. “Acreditamos que a tecnologia de plataforma exclusiva da MiroBio tem a capacidade de produzir os melhores agonistas da classe direcionados a receptores inibitórios imunes.”
“Estamos animados por nos juntarmos à Gilead,” declarou Eliot Charles, Presidente da MiroBio. “A MiroBio possui entendimento profundo da sinalização de receptores de checkpoint e uma abordagem exclusiva para selecionar e gerar anticorpos agonistas melhores. A combinação disso com a expertise da área de desenvolvimento de medicamentos e agentes terapêuticos da Gilead nos possibilitará explorar por completo o potencial de anticorpos agonistas do ponto de controle para pacientes com doenças autoimunes.”
A plataforma I-ReSToRE (do inglês REceptor Selection and Targeting to Reinstate immune Equilibrium [Seleção e Direcionamento do Receptor para Restabelecer o Equilíbrio Imune]) da MiroBio tem potencial para ser utilizada no desenvolvimento dos melhores anticorpos agonistas da classe direcionados a receptores inibitórios, uma nova abordagem para o tratamento de doenças inflamatórias. A plataforma I-ReSToRE é compatível com a identificação e o desenvolvimento de agentes terapêuticos que utilizam redes de sinalização inibitória com o objetivo de restaurar a homeostase imune para os pacientes. A Gilead prevê avanços relacionados aos agonistas adicionais derivados da plataforma I-ReSToRE da MiroBio, incluindo um agonista PD-1, MB151, e outros programas em estágio inicial não divulgados, ao longo dos próximos anos.