Livro Medicina Intensiva aborda novas condutas para sepse
O livro Medicina Intensiva – Abordagem Prática chega à quinta edição pela Manole. Considerado um guideline para os médicos que atuam na especialidade, a obra foi cuidadosamente revisada, atualizada e ampliada por professores e intensivistas da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e traz, entre outros temas, as novas condutas diante de situações de sepse (infecção generalizada).
O livro apresenta capítulos reformulados, além de outros inéditos sobre oxigenação por membrana extracorpórea, emergências hipertensivas e humanização na UTI. Algumas abordagens – como os capítulos Reanimação cardiopulmonar; Pneumonia associada à ventilação mecânica e Manejo da Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva – são baseadas na experiência prática dos autores com casos graves causados pela infecção do novo coronavírus.
SOBRE OS AUTORES
Luciano César Pontes de Azevedo é professor livre-docente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), médico intensivista e pesquisador do Hospital Sírio-Libanês e presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) 2016-2019.
Leandro Utino Taniguchi é especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), médico diarista da UTI da Disciplina de Emergências Clínicas, médico da UTI do Hospital Sírio-Libanês e membro do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Medicina Intensiva (BRICNet).
José Paulo Ladeira é especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva, médico diarista da UTI do Hospital Sírio-Libanês, coordenador da Pós-graduação em Medicina Intensiva do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e médico da Unidade de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein.
Bruno Adler Maccagnan Pinheiro Besen é médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com residência médica em Clínica Médica e Medicina Intensiva pelo HCFMUSP. É titulado em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), doutor em Ciências Médicas pela FMUSP, supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do HCFMUSP e membro do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Medicina Intensiva (BRICNet).