São Lucas Copacabana realiza 500 cirurgias robóticas em um ano e meio
O Hospital São Lucas Copacabana atingiu o número de 500 cirurgias robóticas realizadas. Há um ano e meio, o hospital incorporou a tecnologia robótica, que traz mais segurança para os pacientes, além de outras vantagens, como rápida recuperação.
De acordo com o médico Fernando de Barros, cirurgião e coordenador de Cirurgia Robótica do São Lucas, a cirurgia minimamente invasiva é indicada, sobretudo, para procedimentos feitos no aparelho digestivo e cirurgias bariátricas, urológicas e ginecológicas.
“A visão do cirurgião no console robótico, o alcance das estruturas dentro do corpo e o grau de liberdade proporcionada pelas pinças robóticas fazem com que esse tipo de cirurgia seja mais segura”, explica o especialista.
Vantagens para os profissionais
Os médicos também têm vantagens com o uso do robô. Além de alcançarem áreas que até então eram de difícil acesso por outros métodos, os cirurgiões também têm uma visualização em 3D, com aumento de até 15 vezes da área operada, e contam com o sistema FireFly Fluorescence Imaging, que permite que o médico veja áreas mais vascularizadas. Outro benefício é a melhor ergonomia para o cirurgião, que otimiza a performance do especialista e garante menor fadiga e maior eficácia em cirurgias longas.