HAC firma parceria com SUS para fornecer laringes eletrônicas
A laringe eletrônica foi fornecida a um paciente diagnosticado com câncer da laringe e submetido à cirurgia de laringectomia total (retirada da laringe), provocando a perda da fala, via Sistema Único de Saúde (SUS) após uma conquista recente do Hospital Amaral Carvalho. Apesar de o aparelho ter sido incorporado no SUS em 2018, somente no fim de 2020 foi possível ingressar com documentação para que os pacientes do HAC fossem contemplados. A partir de agora, o hospital passa a receber lotes mensais de aparelhos.
“A ideia inicial é possibilitar que pacientes submetidos à laringectomia total recebam a laringe eletrônica e passem pelo processo de adaptação ao aparelho. Depois de atendida essa demanda, a meta é fornecer o equipamento imediatamente após a cirurgia, para que o paciente não fique sem poder se comunicar”, disse a fonoaudióloga Renata Furia Sanchez.
Antes da pandemia, semanalmente os pacientes submetidos à retirada da laringe participavam de grupos de reabilitação com equipe multidisciplinar com psicólogas e fonoaudiólogas. Agora, Renata afirma que a ideia é retomar esse serviço, com um menor número de pacientes por sessão. “É muito importante esse suporte da equipe para a reabilitação do paciente.”