Roche lança editais para apoiar soluções para o sistema público
A Roche Farma Brasil anuncia a abertura de dois editais de apoio a projetos que contribuam com a evolução do sistema de saúde no país. Reconhecendo a importância de temas como avaliação e tecnologias, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e Real World Data (RWD), a empresa dará suporte a propostas de pesquisadores, especialistas e empreendedores que tragam impacto e otimização ao processo de decisão de saúde.
“A abertura de programas como o Conexão Harpia e o dASTRo sustentam o compromisso da Roche em atuar como catalisadora de projetos inovadores no Brasil, cocriando com o ecossistema iniciativas que impactem positivamente a sociedade”, afirma Antônio Silva, Diretor de Estratégia & Acesso da Roche Farma Brasil.
Neste sentido, o Conexão Harpia é uma iniciativa que surgiu com o objetivo de apoiar os Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) na produção de projetos e pesquisas que promovam o desenvolvimento e atualização contínua da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no país. Adotada globalmente, a ATS é um processo contínuo que ajuda a avaliar, por exemplo, os custos e benefícios, dentre outros parâmetros importantes para garantir a sustentabilidade e implementação de tecnologias nos sistemas de saúde.
Esta é a segunda edição do edital, que está com inscrições abertas e receberá propostas até 21 de março. Voltada aos NATS, a iniciativa apoiará projetos voltados a soluções nas áreas de inovação tecnológica, saúde baseada em valor e perspectiva do paciente, sem qualquer restrição de áreas terapêuticas de atuação da Roche. As propostas aplicadas serão avaliadas por uma comissão composta por membros internos e externos da Roche, e as equipes selecionadas poderão receber uma doação no valor de até R$ 150 mil para a elaboração dos projetos.
Já o dAstro, edital com foco em dados de vida real, passa a receber propostas a partir do dia 22 de março. Esse edital apoiará projetos que impactem a utilização de dados existentes nas bases do Sistema Único de Saúde (SUS) para otimizar as avaliações de tecnologias e de gestão do sistema público de saúde brasileiro. O programa é destinado a pesquisadores e empreendedores que atuam com o desenvolvimento de soluções usando técnicas de inteligência artificial, machine learning e mineração de dados para a saúde, e valorizará a apresentação de grupos com diferentes expertises por trás dos projetos.
O dAstro apoiará soluções que visem transformar a capacidade atual de uso de dados para orientar decisões de saúde pública no país. As propostas deverão ser submetidas entre os dias 22 de março e 5 de maio e a previsão de divulgação dos vencedores é no mês de junho. O apoio total pode chegar a até R$ 110 mil para até três possíveis projetos selecionados.
“Parcerias entre os setores público e privado são o principal meio para que possamos alavancar os sistemas de saúde brasileiros, de maneira ágil e sustentável. Precisamos somar forças e impulsionar o que já vem sendo feito para gerar mais benefício aos pacientes e menos impacto aos recursos públicos”, conclui Antônio Silva.
Serviço
Conexão Harpia
Data: De 7 de fevereiro a 21 de março de 2022
Inscrições por meio deste link, que também traz o regulamento completo do edital.
dAstro
Data: De 22 de março a 5 de maio de 2022
Inscrições por meio deste link, que também traz o regulamento completo do edital.