Hospital São Lucas da PUCRS inaugura ambulatório de osteoporose
Para qualificar o atendimento a pacientes com osteoporose, o Hospital São Lucas da PUCRS inaugurou o primeiro ambulatório de Porto Alegre focado na doença. O serviço está baseado no projeto de prevenção secundária de fraturas (Fracture Laison Service da IOF). O local irá atender os casos de fratura e refratura, além dos pacientes que estão em processo de diagnóstico da patologia.
De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), 20% da população acima de 50 anos será atingida pela osteoporose. Atualmente, em média, 10 milhões de brasileiros sofrem com o problema. Os dados referenciam principalmente mulheres com mais de 50 anos após a menopausa e homens a partir dos 65 anos. Esse fenômeno acontece em função da mudança de células.
“Com o passar da idade e após a menopausa, o estrogênio no corpo das mulheres diminui, o que faz com que aumente a reabsorção e enfraqueça os ossos”, explica a coordenadora do ambulatório de osteoporose do HSL, Samanta Gerhardt. Alguns hábitos podem potencializar a perda óssea, como fumar e consumir bebidas alcoólicas.