Editora Senac lança livro sobre humanização da assistência em saúde
A pandemia, causada pela Covid-19, teve como protagonistas os profissionais da saúde, que combateram bravamente na linha de frente para salvar vidas. Esse exemplo inspirou muitas pessoas a seguirem o mesmo caminho, pois segundo uma pesquisa global da Pearson, houve um aumento de 67% de pessoas interessadas em cursos de graduação na área da saúde, sendo 64% delas influenciadas pela pandemia.
Com o propósito de contribuir para a formação de estudantes e profissionais do setor, com um olhar mais humanizado para a área, Sabrina Ottenio da Costa, enfermeira graduada e com licenciatura pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), lança o livro Procedimentos de enfermagem e o cuidado centrado no paciente e na família. Novidade da Editora Senac São Paulo, a obra apresenta a história e a evolução da enfermagem e explica como a humanização na assistência à saúde vem sendo incorporada à prática de enfermagem, detalhando materiais, técnicas e procedimentos que devem ser realizados para proporcionar maior qualidade no atendimento.
A autora descreve nas páginas os desafios atuais da área e rumos em torno de uma assistência em saúde humanizada, pautada pela ética, pelo respeito e pelo acolhimento. Os benefícios são inúmeros, como a melhoria de condições de atendimento para o paciente e suas famílias, minimizando o adoecimento e o sofrimento de todos os envolvidos, como também uma melhor qualidade de trabalho para a equipe de enfermagem, aliviando a sobrecarga de trabalho e estimulando a gestão de saúde participativa.
O livro também aborda o conceito de enfermagem, as primeiras escolas, leis e órgãos regulamentadores da profissão, bem como as principais enfermeiras que se destacaram no Brasil e sua importância histórica. “A enfermagem é arte e ciência: arte, porque ensina o cuidado com empatia, humanização, respeito e dignidade; e ciência, por ter como base conhecimentos científicos, com suas atualizações e inovações.”, afirma Costa, que utiliza de toda sua experiência como enfermeira assistencial, em unidade de terapia intensiva e de internação de adultos em hospital, para escrever a obra.
Atento aos benefícios de um atendimento de saúde humanizado à população, a Editora Senac São Paulo visa com este livro oferecer conteúdo conceitual e didático para a assistência em saúde, que possa contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos estudantes e profissionais de enfermagem.