Unimed Blumenau investe em interoperabilidade clínica
A necessidade de processar, integrar e compartilhar informações clínicas dos pacientes coletadas em diversos sistemas e tecnologias diferentes, em uma só plataforma, levou a Unimed Blumenau a investir na unificação de históricos e prontuários para criar o seu Registro Eletrônico de Saúde (RES). A solução de interoperabilidade é baseada em plataforma da InterSystems, com parceria da Interall.
De acordo com Roberto Amorim Moreira, diretor superintendente da cooperativa, a empresa está construindo inteligência no negócio de saúde para gerar valor para o beneficiário e criar um diferencial competitivo no mercado.
“Estamos, com empatia, trabalhando no desenvolvimento de um modelo assistencial que permita o fácil acesso do médico e do beneficiário às informações centralizadas em um único banco de dados. Faremos ainda mais, desenvolveremos políticas de saúde que visem a promoção e prevenção de doenças para reduzir a sinistralidade dos contratos para podermos desenvolver produtos acessíveis a população que carece de uma coordenação do cuidado com qualidade. Assim, seremos assertivos com todos os públicos na cadeia produtiva de saúde”, explica Moreira.
Jean C. Raduenz, Gerente de Tecnologia e Inovação da Unimed Blumenau, conta que a solução contempla todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, permitindo total transparência aos clientes. “A plataforma permitirá novos modelos de negócio e cuidados em saúde para os clientes da cooperativa”.
A solução RES implantada na Unimed o conceito da saúde conectada, que aproveita a digitalização de processos para melhorar a gestão e o relacionamento entre profissionais da saúde, administrativos e clientes. “A plataforma traz aos profissionais as possibilidades ilimitadas da inteligência artificial e promove o engajamento do paciente; estes são resultados que nos remetem a uma nova era dos cuidados à saúde”, explica Raimundo Nonato Cardoso, diretor da área de Saúde da InterSystems no Brasil.
Já para Marco Spinella, diretor de mercado da Interall, além de criar um modelo de gestão digital para a operadora, a solução proporciona ao cliente o acesso ao seu histórico coletado em vários ambientes da saúde como ambulatório, laboratório, consultório, centro cirúrgico e outros por meio de um aplicativo para smartphone. “Os profissionais da saúde, devidamente autorizados, têm ainda a possibilidade de acessar os prontuários eletrônicos por meio de um portal WEB. Ou seja, os dados coletados em locais diferentes, por empresas distintas e por sistemas diferentes são integrados e organizados numa linguagem única em um só repositório, respeitando as regras impostas pela LGPD”, conclui.