Itaú lança edital para pesquisas sobre o envelhecimento populacional
O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Viver Mais e em parceria com o Portal do Envelhecimento, promove o Edital Acadêmico de Pesquisa 2021 – Envelhecer Com Futuro, para a seleção e apoio financeiro a projetos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores. O objetivo é estimular a produção de conhecimento que aponte caminhos para novas políticas de envelhecimento ativo, com base nos pilares de saúde, aprendizagem ao longo da vida, segurança e proteção dos direitos humanos.
O edital inaugura uma nova modalidade de investimento social, voltado à pesquisa acadêmica, e amplia o apoio e desenvolvimento a projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, priorizando as políticas públicas e as agendas coletivas.
“Apoiamos diversas iniciativas que visam fortalecer a rede de apoio aos direitos das pessoas idosas e a promoção de uma velhice mais digna, inclusiva e sustentável, e este edital é uma delas. Neste momento, em que começamos a nos recuperar de uma pandemia, entendemos ser muito importante incentivar a pesquisa e a criação de conhecimento que ajude a melhorar a qualidade do envelhecer no Brasil e a transformar, para melhor, a vida da população idosa, uma geração que logo será maioria no país”, explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.
As inscrições se iniciam no dia 29/10 e ficam abertas até 19/11. Ao todo, serão nove projetos apoiados, sendo três de cada linha de pesquisa definida pelo edital:
a) Educação digital e segurança das informações na rede
Alfabetização digital. Letramento digital. Fluência digital. Potenciais da internet. Habilidades digitais. Estratégias de identificação de desinformação e de avaliação de conteúdos disponíveis. Segurança das informações disponíveis.
b) Saúde financeira e segurança de internet
Cuidados com a perda econômica na velhice, gestão do dinheiro, gastos, empréstimos, poupanças e investimentos. Controle de endividamento, prevenção à violência patrimonial e à golpes financeiros.
c) Segurança de acesso a bens e serviços
Deslocamentos. Transportes. Acesso a moradias, trabalho, negócios e serviços. Soluções de mobilidades. Ambiências. Impacto dessas condições na interação social e no bom envelhecer.
Ao final da pesquisa, em outubro de 2022, os estudos selecionados são publicados em um e-book produzido pelo Itaú Unibanco e pelo Portal do Envelhecimento.
Como inscrever um projeto
Os requisitos para inscrever um projeto são simples: basta ser pessoa física, pesquisador autônomo ou membro de grupo de pesquisa, com título de ensino superior em qualquer área. O projeto deve ter um único proponente responsável pela submissão, gestão e entrega do produto científico, mas pode prever outros pesquisadores no projeto. Os pesquisadores participantes e o proponente só poderão concorrer com um único projeto, caso uma mesma pessoa submeta dois projetos, a última inscrição será a única considerada.
As inscrições ficam abertas até 19/11 na plataforma Longeviver, clicando aqui .