28% dos brasileiros negligenciaram a saúde ocular por medo da Covid

O estudo da Johnson & Johnson Vision, empresa em saúde ocular que integra a Johnson & Johnson Medical Devices Companies, revelou que a pandemia de Covid-19 teve um impacto negativo nos cuidados oftalmológicos, uma vez que o medo da infecção pelo vírus levou a uma diminuição acentuada das visitas a especialistas oftalmológicos, como revelado pelos primeiros resultados do J&J Global Sight Survey 2021, realizado em 8 países.

A pesquisa mostra que o Brasil foi o país onde a pandemia teve maior impacto na saúde ocular preventiva. Segundo os dados, o “medo de exposição à Covid-19” foi o principal argumento utilizado pelos entrevistados para não comparecerem a uma consulta anual oftalmológica (28%). O mesmo argumento foi usado por pessoas de outros países como a China (20%) e o Reino Unido (18%).

Os riscos associados à pandemia tornaram mais clara a necessidade de alertar as pessoas sobre a saúde preventiva dos olhos. Embora, 9 em cada 10 pessoas entrevistadas considerem o cuidado dos seus olhos como uma prioridade de saúde, em diferentes países apenas 36% têm o mesmo pensamento, enquanto 42% recorrem a um médico especialista para check-ups ou cuidados.

Um segundo exemplo do contraste entre a preocupação e a falta de ação é a questão do medo de perder a visão para a catarata. No Brasil, 64% dos entrevistados expressaram medo de perder a visão, ou que um dos seus familiares perdesse a visão devido a catarata. Contudo, 44% não sabiam que a doença pode ser detectada com um exame anual e 51% não tinha conhecimento que a cirurgia da catarata demora, em média, 10 minutos.

De acordo com a empresa, o J&J Global Sight Survey 2021 contribui para o esforço global das associações médicas, laboratórios e governos para levar as pessoas a médicos oftalmologista antes de sofrerem problemas irreversíveis.

Antes da pandemia, a Johnson & Johnson Vision documentou alguns aspectos anteriormente desconhecidos sobre a experiência e percepção que as pessoas têm sobre a saúde visual como, por exemplo, que muitos jovens consideram que fazer um check-up anual dos olhos é caro e, portanto, não colocam como prioridade em seus orçamentos.

Em 2020, o Prioritize your Eyes Global Eye Health Survey mostrou que 80% dos adultos consideram a saúde ocular uma prioridade, mas 54% admitem que não vão anualmente ao médico para exames oftalmológico. Apesar de receberem mais informações, a geração de jovens adultos também estão ficando para trás. Na pesquisa de 2020, 24% dos entrevistados da Geração Z e Millennial afirmaram que não podiam pagar por um exame oftalmológico anual.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.