Moinhos de Vento inicia projeto de prevenção de AVC na atenção básica
O acidente vascular cerebral (AVC) e a demência são as segundas causas mais comuns de morte e incapacidade do mundo. O aumento do número de casos dessas doenças em todos os países fornece evidências de que atualmente as estratégias primárias de prevenção, que incluem aquelas voltadas para a população de alto risco, não são suficientemente eficazes. O Hospital Moinhos de Vento dará início a um estudo para avaliar os métodos para prevenir essas enfermidades e o comprometimento cognitivo.
O PROMOTE, idealizado pela chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Sheila Ouriques Martins, é um projeto de pesquisa que será executado em duas partes: a primeira em Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; e a segunda em nível nacional, nas 5 regiões do Brasil. O objetivo do estudo é avaliar se uma polipílula com combinação de medicamentos para baixar a pressão e o colesterol, isolada ou associada à modificação do estilo de vida — por meio do aplicativo Riscômetro de AVC—, pode reduzir a incidência de AVC e a taxa de demência em pessoas de 50 a 75 anos com baixo a moderado risco de doenças cardiovasculares.
Segundo a neurologista cognitiva e líder operacional do projeto, Brunna Jaeger Teló, a primeira parte do estudo, em Porto Alegre, irá avaliar as condições para execução de um programa de prevenção na rede pública de saúde, em escala nacional.
Iniciativa HEARTS
Em paralelo à execução do Projeto PROMOTE ocorrerá a implementação da Iniciativa HEARTS, um programa assistencial aprovado pelo Ministério da Saúde que visa a otimização da assistência primária à saúde para diminuir a incidência de doenças cardiovasculares, como Infarto Agudo do Miocárdio e AVC. Essa otimização se dará por meio da adaptação do sistema de saúde existente, da capacitação das equipes e do desenvolvimento de fluxos de atendimento e tratamento dos pacientes.