Bionexo cresce 27,4% em receita líquida e 43,1% em EBITDA
A Bionexo, healthtech no segmento de soluções em nuvem para a saúde, anunciou os seus resultados do segundo trimestre de 2021 (2T21). Após registrar um crescimento recorde no início do ano, a companhia manteve o ritmo de expansão e registrou neste segundo trimestre uma receita líquida de R$ 27,9 milhões, aumento de 27,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (2T20). No acumulado do ano, a receita somou R$ 54,3 milhões, crescimento de 27,4% na comparação ano a ano. Esse crescimento é resultado predominantemente da estratégia de cross sell (venda cruzada) e up sell (técnica de vendas em que o cliente adquire produto ou serviço mais completo do que inicialmente planejado) da companhia, que respondeu por 52,0% das vendas do semestre. Dentro do cross sell, os destaques foram as linhas de ciclo de receita (por meio da Avatar, empresa recém adquirida), Analytics e Opmenexo .
A empresa também acelerou o ritmo de crescimento do volume de transações, atingindo R$ 4,7 bilhões no 2T21, aumento de 56,7% em relação ao 2T20. No acumulado do ano, o volume de transações somou R$ 8,9 bilhões, aumento de 51,1% na comparação ano a ano, com destaque para a linha de OPME, que atingiu R$ 1,2 bilhão no período, mesmo valor registrado no ano de 2020.
O movimento de alavancagem operacional e melhora das margens continuou a ser observado. O lucro bruto no acumulado do primeiro semestre de 2021 foi de R$ 38,3 milhões, ante R$ 27,8 milhões no mesmo período do ano anterior (alta de 37,6%), motivado por ganhos de eficiência em gastos com hosting e com pessoal. A margem bruta gerada no período foi de 70,6%, ante 65,3% no mesmo período de 2020.
O EBITDA gerado no primeiro semestre de 2021 foi de R$ 9,2 milhões, com margem de 17,0%, frente a R$ 2,6 milhões e margem de 6,1% no mesmo período do ano anterior.
Neste quarter, a Bionexo concluiu a aquisição total da Manager Soluções, empresa que já era investida pela empresa desde julho de 2018. Neste período, a Manager Soluções, empresa que construiu uma solução baseada na API de bionexo para fornecedores, multiplicou seu faturamento em 10 vezes desde sua entrada no grupo. Com foco na integração de ERP, a nova empresa do grupo vem para compor a estratégia de crescimento da healthtech, com foco em facilitar cada vez mais o trabalho colaborativo entre compradores e fornecedores da saúde.
“Ao longo de 2021, já estamos colhendo frutos dos investimentos realizados nos últimos anos, principalmente no sentido do fortalecimento de nosso portfólio, seja na ampliação da oferta, quanto na qualidade do produto, o que viabiliza o aumento do cross sell e up sell, além dos nossos ganhos em eficiência puxado por um time focado em entrega de resultado. Em um cenário de aumento e volatilidade de preços no setor, nossas ferramentas, seja de planejamento ou gestão de compras, efetivamente se tornam cada vez mais valiosas”, destaca Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.