Informação integrada para a tomada de decisão na Saúde
Por Claudino Leite
Sem dúvida nenhuma a pandemia acelerou bastante a implementação de plataformas digitais para alimentação de dados e gerenciamento das informações. O projeto Painel de Bordo da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Executiva Adjunta de Tecnologia da Informação (SEATI), vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Assessoria da Saúde Digital (ASD).
O objetivo original era criar uma plataforma desenvolvida pela equipe da própria secretaria afim de gerar indicadores valiosos ao apoio a Gestão na Saúde do Amazonas e dar a visão 360 graus para a gestão, onde o secretário teria a possibilidade de visualizar as informações de todas as áreas podendo ter as informações em tempo real e prontas para a tomada de decisão.
Muito importante se trabalhar com a interpretação desses dados, transformando em informações, gerando conhecimento para se ter a sabedoria para agir de forma mais eficiente, porém no decorrer da pandemia da Covid-19, tal ação mudou, ligeiramente, de foco e passou a buscar dados relevantes ao combate à doença.
Metodologia: Usando de técnicas avançadas, o Painel de Bordo da Saúde, coleta informações das bases de dados distintas dos sistemas de Gestão Hospitalares de todos os Hospitais e Unidades de Saúde estaduais e do Complexo de Regulação, a respeito de: Leitos Clínicos e de UTI Livres; Leitos Clínicos e de UTI Ocupados; Taxa de ocupação de leitos Clínicos e de UTI para Covid-19; Taxa de ocupação de leitos Clínicos e de UTI GERAIS; Demanda de transferência na capital e nos municípios. Os dados coletados e processados permitem avaliar se a infra-estrutura Hospitalar é suficiente para atender a demanda de pacientes e determinar a necessidade de incremento. Alguns recursos adicionais existentes no painel permitem monitoramento de insumos essenciais como Oxigênio Medicinal através do monitoramento do nível dos tanques. A cada 30 minutos a rotina automática é executada. Os dados são processados em um Big Data exclusivo.
Resultados: Atualmente o Painel é acompanhado pela gestão sendo monitorado diariamente por várias áreas importantes e sendo o balizador para a plano de contingência para eventuais situações de emergência, esse legado já está na versão 3.0 com novas análises em cada tema disponível e nos permite produzir diversos relatórios necessários e avançarmos em melhorar a experiência, reduzir despesas e buscar sempre em impactar na saúde da população. Dessa forma, avançamos com mais celeridade, pois o trabalho de cruzamento de dados e a criação de novos indicadores proporcionou novas análises novos aprendizados.
A Assessoria da Saúde Digital (ASD) é responsável pelo gerenciamento do data lake da saúde do Amazonas e vem trabalhando com iniciativas em ciência de dados, além de estar alinhada com os avanços da estratégia da saúde digital.
*Claudino Leite é assessor de saúde digital da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.