Entre março e abril, Pronep registra crescimento de 40% em home care
A pandemia do novo coronavírus vem provocando uma superlotação nos hospitais. Nesta segunda onda, hospitais públicos e privados vêm registrando um aumento na ocupação dos leitos que, em algumas regiões chega a 90% para casos graves. Mesmo com o início da vacinação, os casos devem continuar crescendo até que a população seja imunizada.
Com base nos dados mais recentes da Pronep Life Care, empresa de home care, entre os meses de fevereiro e março aumentou em 40% a implantação de novos pacientes atenção domiciliar. CEO da Pronep, Hyran Godinho destaca dois motivos para o porcentual elevado. O primeiro é resultado da mudança no comportamento das pessoas.
Com medo de se infectar no ambiente hospitalar, muitos pacientes e familiares optam pela realização, em casa, de procedimentos com baixa complexidade como troca de curativos, medicamento na veia, fisioterapia, por exemplo. Outro fator é a desospitalização, ou seja, a liberação de leitos de pacientes crônicos estáveis para home care é uma realidade em muitas capitais. “A desospitalização precoce hoje no país significa salvar vidas, desde março houve uma estabilidade na procura, mas a tendência é de alta no crescimento em junho”, explica Godinho.