Samaritano adota telerreabilitação para tratamento de pacientes pós-Covid
Proporcionar um tratamento seguro e eficiente como opção para o paciente durante a pandemia. Esse foi objetivo do Hospital Samaritano Paulista, do Americas, quando iniciou a telerreabilitação na unidade para o tratamento de pacientes que apresentaram sequelas após internação por Covid-19 e também de cardiopatas (portadores de doenças do coração) poupando essa população do deslocamento até a unidade e, portanto, preservando sua saúde. É realizada por meio da plataforma Americas Digital, que disponibiliza consultas por videoconferência (pelo computador ou celular), em grupo ou individuais, devidamente monitoradas, e agendadas previamente com os terapeutas da equipe multiprofissional da instituição.
A escolha do paciente que possa se beneficiar do modelo da telerreabilitação passa por critérios de elegibilidade. São considerados desde a estabilidade clínica, o risco de realização de exercícios levando em consideração o ambiente em que vai realizar, a possibilidade de monitorização de parâmetros como pressão, frequência cardíaca e saturação de O2, quando necessário, até a habilidade do paciente em lidar com o recurso tecnológico em seu domicílio, segundo Luana Ferreira, fisioterapeuta do Hospital Samaritano Paulista.
O recurso tecnológico aliado ao time de profissionais qualificados – fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, fonoaudiólogo, enfermeira, psicóloga e coach – permite o atendimento remoto, evitando assim que o paciente tenha que se deslocar até a unidade médica e se exponha durante o trajeto, e, é claro, resultando em uma maior comodidade. “Deste modo, conseguimos aplicar as terapias de reabilitação com o benefício do tratamento, obtendo resultados satisfatórios e fazendo com que paciente siga mantendo o distanciamento social nesse momento de pandemia”, afirma Luana.
Por outro lado, ao adotar uma das áreas da telemedicina, a equipe consegue atender um número maior de pacientes, sempre com os devidos cuidados para cada caso, e atenção ao progresso do quadro. De junho de 2020 a abril deste ano, a unidade registrou 1.272 telerreabilitações realizadas, sendo 677 no ano passado e 595 até o mês de abril de 2021. As sessões onlines mais frequentes são as de fisioterapia, educação física e de coaching em saúde e bem-estar, que se trata de uma abordagem voltada para o desenvolvimento de recursos de autocuidado para gerenciamento de doenças crônicas, sempre motivando o paciente a retomar sua vida, com foco na melhora de seu estado de saúde.
Com utilidade e eficácia comprovadas durante a pandemia, a solução funciona desde abril do ano passado. De acordo com Tiago Frigini, gerente médico da área de CMIO (chief medical information officer) do Americas, é uma combinação de aplicativos e dispositivos médicos, que proporciona um registro do cuidado, extrapolando os “muros” do hospital. Para facilitar a comunicação, paciente e médicos recebem lembretes para o encontro virtual na hora marcada.
“É como um “braço” do hospital dentro da casa do paciente, mantendo toda a segurança dos dados. É um serviço de monitoramento e suporte à distância aos pacientes em isolamento domiciliar, sem custos adicionais”, comemora Tiago. A Americas Digital possui as certificações ISO 27001, norma internacional de gestão de segurança da Informação e a ISO 13485, que se aplica à fabricantes de softwares e dispositivos médicos.