SINDIHOSPA debate oportunidades para residenciais geriátricos
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais será superior ao de jovens entre zero e 14 anos. Um quadro que exige cada vez mais atenção da sociedade e do poder público para oferecer serviços e políticas de qualidade à população idosa.
Um desses serviços são os residenciais geriátricos, espaços que necessitam de qualificação permanente para levar atendimento de excelência à terceira idade. Desde 2020, com a pandemia, muitos foram os desafios que surgiram para o cuidado dos idosos nesses espaços — da capacitação de profissionais à segurança para a saúde dos residentes.
Os desafios e oportunidades para esses empreendimentos serão discutidos no Fórum Nacional das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) Privadas, que acontece no dia 16 de abril, em formato 100% online. Promovido pelo Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), o evento reunirá especialistas nacionais para debater os principais temas que envolvem o setor. Na pauta do encontro, assuntos como fiscalização, legislação, rotinas e manejo dos residentes, marketing e novos tipos de moradia.
Entre os participantes, estará o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Antônio Costa. “Será um espaço importante para discutir questões relevantes sobre a terceira idade. A pandemia nos trouxe muitos desafios, mas oportunidades para avançar na qualificação do setor e bem atender à população idosa”, destaca Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato.
Após o encontro, será lançada a Carta de Porto Alegre, com reivindicações ao Executivo e Legislativo por avanços no setor. A programação completa e mais informações estão disponíveis em https://www.eventos-sindihospa.com.br/evento/forum-nacional-de-ilpis