Maior congresso de câncer de pele do país começa em 23 de abril
O tratamento do câncer evolui cada vez mais para a integração das modalidades diagnósticas e terapêuticas. O contexto é válido também para o câncer de pele, o mais comum no Brasil, com 183.390 novos casos previstos para 2021, o que motivou as Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica (SBCO), Oncologia Clínica (SBOC) e Radioterapia (SBRT) a organizar o Congresso Brasileiro de Câncer de Pele, evento inédito, 100% virtual, que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril.
Com 113 palestrantes e debatedores, é o maior congresso de câncer de pele já realizado na América Latina. Além dos principais nomes do país no tratamento multi e interdisciplinar deste que é o tipo de câncer mais comum na população brasileira, haverá aulas de expoentes da Oncologia Cutânea que representam instituições da Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, México e Panamá.
Serão debatidos os principais temas relacionados com os diferentes tipos de câncer de pele (espinocelular, basocelular e melanoma). O primeiro painel debaterá o impacto do primeiro ano da pandemia de COVID-19 no diagnóstico de novos casos e em todas as modalidades terapêuticas (cirurgia, tratamento sistêmico e radioterapia). A programação dos dois dias inclui abordagens serão sobre biomarcadores do melanoma, propedêutica do câncer de pele (como a doença se origina e evolui), controvérsias em Dermato-Oncologia, manejo dos carcinomas basocelular e epidermóide avançados, epidemiologia, inteligência artificial, assim como quando indicar a terapia adjuvante (após a cirurgia) ou neoadjuvante (antes da cirurgia) e as diferenças entre o Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde Suplementar e privada.
Com olhar multidisciplinar, o público-alvo do Congresso Brasileiro de Câncer de Pele é composto por cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, radioterapeutas, dermatologistas, patologistas e cirurgiões gerais, dermatológicos, plástico e de cabeça e pescoço. “Combinando aulas com casos clínicos dirigidos, vamos reservar tempo para discussão e debate multidisciplinar, no intuito de aproximar ainda mais os profissionais envolvidos no tratamento dos diferentes tipos de câncer de pele e grupos de pacientes”, destaca o cirurgião oncológico e presidente da SBCO, Alexandre Ferreira Oliveira.
De acordo com o cirurgião oncológico Luiz Fernando Nunes, da Comissão de Pele da SBCO e presidente do congresso, haverá também abordagens particulares de cada especialidade em salas virtuais paralelas, expondo aspectos técnicos relacionados à evolução da cirurgia, radioterapia e tratamento sistêmico das diferentes neoplasias da pele.
Além da organização da SBCO, SBOC e SBRT, o Congresso Brasileiro de Câncer de Pele conta com apoio das Sociedades Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Patologia (SBP), Cirurgia Plástica (SBCP), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).
Serviço
Congresso Brasileiro de Câncer de Pele
Data: 23 e 24 de abril de 2021
Realização: Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT)
Inscrições: www.cancerdepele2021.com.br