Hospital Santa Cruz anuncia criação do Instituto de Pesquisa
Promover intercâmbio científico e cultural com instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Este é o principal objetivo do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC), associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, cujo estatuto social foi aprovado pelo Conselho de Administração e referendada pela Assembleia Geral da Instituição no dia 30 de agosto de 2018. O IPESC desenvolverá suas atividades vinculadas à Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, da qual também faz parte o Hospital Santa Cruz.
O IPESC é resultado do trabalho realizado pelos médicos, pesquisadores e direção do Hospital Santa Cruz. Após acordo com a Universidade de Tsukuba, firmado em setembro de 2016, visando estabelecer as bases para a ampliação do intercâmbio de médicos de diversas áreas para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e o Japão, tornou-se necessário a criação de um Instituto para viabilizar estas iniciativas. Anteriormente, este papel era realizado pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Cultura (CEPEC) do Hospital Santa Cruz, que agora passa a integrar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo IPESC. Nos últimos meses, o CEPEC realizou inúmeras iniciativas no campo científico: 12 eventos (seminários), 19 estudos clínicos em 2017 e nove pesquisas clínicas neste ano.
O IPESC tem como finalidade desenvolver atividades de estudo e de pesquisa na área de saúde, ensino, extensão, cultural e esportiva. Também terá foco em organizar e promover cursos de especialização, capacitação, pós-graduação profissional, residência médica e multiprofissional.
Segundo Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz e do Conselho Administrativo do IPESC, a missão do IPESC é o de promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. “Queremos ser um Instituto reconhecido pela produção e disseminação de informações na área da saúde e cultura”, afirma. Segundo ele, o IPESC terá um papel importante ao aproximar renomadas universidades do Brasil e do Japão, estreitando os laços para “aprofundar os conhecimentos e progredir nos estudos científicos da área da saúde no país”, complementa Ishikawa. Ele observa que já foram formalizados protocolos de estudos entre o Hospital Santa Cruz, que agora passa a ser representado pelo IPESC, com as universidades de Tsukuba (Protontherapy), Osaka (estudo sobre a microbiota) e Tokyo Medical Dental University (ABC Method).
Entre os pontos positivos da fundação do IPESC está o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Cruz (CEP), em plena atividade, valorizando o nome da Instituição entre a comunidade e os hospitais nipo-brasileiros. Além disso, será também sua missão estabelecer um bom relacionamento com os órgãos governamentais ligados ao campo da medicina e saúde.
A estrutura organizacional do IPESC conta com a formação do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Conselho Científico. Também prevê a criação de uma Diretoria Executiva.