Plataforma científica visa auxiliar profissionais de saúde de 5.570 munícipios
Um ano após a Organização Mundial de Saúde anunciar que a humanidade estava vivendo uma pandemia, o contexto que temos no Brasil é de uma média móvel diária de mortes que supera a marca de 1,5 mil mortes por Covid-19. A propagação de fake news, desinformação e de trabalhos publicados com baixa qualidade agravam ainda mais o cenário e números da pandemia, gerando protocolos clínicos controversos e práticas sem respaldo científico.
Para fazer frente aos desafios relacionados à desinformação, foi criado o HubCovid, uma plataforma focada em gestores e profissionais da saúde envolvidos nas ações de enfretamento da Covid-19. O lançamento ocorrerá em live, aberta ao público, hoje (12), com mediação do médico epidemiologista e consultor científico do projeto, André Ribas e participação de Raquel Stucchi, médica Infectologista, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Daniele Queiroz, epidemiologista, enfermeira e doutora em Saúde Pública. Transmissão pelo canal no YouTube do CONASEMS.
O HubCovid é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), em parceria com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a família de companhias da Johnson & Johnson no Brasil. Com o apoio da J&J Foundation essa iniciativa, assim como outros programas de impacto social em resposta à pandemia da Covid-19, reforça a missão da empresa de apoiar e desenvolver os profissionais de saúde na linha de frente, para fortalecer os serviços de saúde primários e melhorar os níveis de atenção à saúde em nossas comunidades. O projeto tem participação de infectologistas, epidemiologistas, sanitaristas, dentre outros profissionais da saúde, que integram ações de formação, gestão e comunicação com foco na vigilância em saúde e nas equipes de atenção primária.
De acordo com a diretora-executiva do HubCovid, Camila Benvenuto, a meta é atingir os 5.570 munícipios brasileiros com informação para auxiliar gestores e trabalhadores do SUS, engajar e capacitar profissionais da área de vigilância epidemiológica, além de difundir conteúdo baseado em evidência científica em textos e videoaulas de capacitação para profissionais de enfermagem, agentes comunitários, gestores e demais profissionais de saúde. “Nosso objetivo é difundir conteúdo atual, de qualidade e acessível, com o propósito de integrar as informações sobre o tema em uma plataforma robusta e de referência para equipes de saúde, gestores, população e mídia”, afirma Camila.
Comunicação, formação e apoio aos gestores: os pilares do HubCovid
A crescente onda de fake news contribuiu para enfraquecer a confiança da população na ciência e na imprensa, como fontes legítimas de informação. Por conta disso, medidas reconhecidas como eficazes, como uso de máscaras, distanciamento social e evitar aglomerações não foram devidamente adotadas e são frequentemente descumpridas, prejudicando a contenção da pandemia.
“Infelizmente, os profissionais de saúde enfrentam um contexto de excesso de informações, de fontes nem sempre seguras. Junte a estes fatores a escassez de capacitações especializadas e o esgotamento físico e emocional dos profissionais. Por isso, o HubCovid vai oferecer cursos e informações 100% embasadas na ciência, para fortalecer o trabalho destes profissionais e dar mais segurança aos pacientes”, observa André Bueno, infectologista, curador científico do HubCovid e professor da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas.
A partir dos problemas mapeados, foi definido que a plataforma ofereceria conteúdo em três eixos:
- Comunicação – Conteúdo com informação qualificada, baseada em evidência e linguagem clara e dados atualizados. Artigos, publicações, notícias, vídeos, perguntas e respostas e iniciativas de enfrentamento da pandemia. Disponível no site e nas redes sociais.
- Formação – Cursos online para capacitar profissionais de saúde sobre assuntos relacionados ao tema, com informações para atuação no enfrentamento da covid-19 e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de material de apoio como cartilha técnica, quizzes e vídeos.
- Apoio aos gestores municipais – Encontros quinzenais de apoiadores técnicos com gestores locais para discussões de casos e supervisão, com a intenção de multiplicar a boa gestão dos municípios no enfrentamento da pandemia.
Serviço
LIVE de lançamento da plataforma HubCovid
Data: 12 de março de 2021
Horário: 14 horas
Mediação: André Ribas, médico epidemiologista e consultor científico do HubCovid
Debatedores: Raquel Stucchi, médica Infectologista, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia e Daniele Queiroz, epidemiologista, enfermeira e doutora em Saúde Pública.
Transmissão: Canal do Youtube do Conasems