Unimed Cascavel inaugura Rede de Cuidados Paliativos
A Unimed Cascavel inaugura hoje, 30, a Rede de Cuidados Continuados (RCC), no Paraná. Para a implantação da rede, a cooperativa contou com a consultoria Asas Health. O médico paliativista Douglas Crispim foi o responsável, junto com sua equipe, pela capacitação e treinamento do time da Unimed Cascavel. Após uma fase-piloto, começaram os atendimentos da rede, já implantada nas três áreas de atenção: hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Mais de 600 pacientes já foram avaliados.
A rede conta com dois hospitais parceiros que servem de referência para quem precisa de atendimento hospitalar. Se o paciente não tem condições de sair de casa, há uma equipe multiprofissional para atendimento domiciliar. Já o Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel (CAS) é a porta para o atendimento ambulatorial. A RCC tem ainda o NIR (Núcleo Interno de Regulação) e o Saip (Sistema de Atendimento à Intercorrência Paliativa), com um plantão de atendimento de enfermagem 24 horas. Quando necessário, outros profissionais também dão apoio, a exemplo de fisioterapeuta, nutricionista e fonoaudióloga.
“A RCC é a soma de um sonho com uma necessidade”, afirma Danilo Galletto, presidente da Cooperativa, que sempre teve em mente deixar como legado uma estrutura capaz de atender beneficiários até a finitude da vida.
De acordo com o executivo, há dez anos que a Unimed Cascavel desenvolve programas de atenção à saúde, mas havia a necessidade de aprimorar a estrutura.