Fundação Dom Cabral e Instituto SAB selecionam projetos sociais na saúde
O Instituto SAB e a Fundação Dom Cabral (FDC) lançam este mês o BASIS, programa de capacitação que visa ajudar pequenas organizações sociais e iniciativas da sociedade civil aplicadas na área da saúde e que fazem a diferença em comunidades. Através de um edital, 12 iniciativas ou organizações da região Sudeste do país que já desenvolvem ações promovendo o bem-estar de pessoas serão selecionadas. Seus representantes participarão durante oito meses dessa trilha de capacitação desenvolvida pela fundação para estruturar, reformular e expandir os projetos.
“Nosso trabalho visa contribuir para a disseminação de conhecimento junto às iniciativas de impacto social, oferecendo a elas o desenvolvimento necessário em fundamentos de governança e gestão para promover de forma efetiva melhores resultados em suas ações”, revela Maria Raquel Grassi Ferreira Marques, gerente executiva de Sustentabilidade e Projetos Sociais da Dom Cabral.
Devido a pandemia, o programa de formação será on-line e os selecionados receberão um notebook contendo o Pacote Office e modem para acesso à internet. “Sabemos das dificuldades estruturais das iniciativas e por esse motivo oferecemos aos participantes toda a estrutura necessária para que o programa seja aproveitado de forma bastante assertiva”, comenta Áurea Barros, superintendente do Instituto SAB.
Quem pode se inscrever?
Poderão se inscrever gratuitamente, entre os dias 05 e 30 de outubro através do formulário on-line disponível no website www.institutosab.org.br/basis, as organizações que apresentem os requisitos citados anteriormente e que estejam localizadas nos estados da região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). Dentre os inscritos, cabe ao Instituto SAB a missão de eleger 12 que serão acompanhados durante oito meses, sendo que cada uma delas poderá participar com até três pessoas.
Como funciona a trilha de capacitação?
O primeiro passo do trabalho é fazer um diagnóstico da entidade, avaliando como está a sua situação atual. Em seguida, é feita a capacitação dessas pessoas que, neste ano, será realizada através de seis workshops virtuais (monitorias on-line realizadas por professores especialistas em cada um dos temas abordados) e um workshop presencial (encontro presencial de encerramento). Todos são feitos com linguagem acessível para que ninguém deixe de acompanhar. Nesse momento, eles recebem todo tipo de conhecimento financeiro, jurídico e de governança, por exemplo, necessários para gerenciar a organização e fazer com que ela cresça e consiga se colocar melhor no mercado, o que, inclusive, facilita o seu trabalho de conseguir novos apoiadores.
Por fim, é feita uma análise para avaliar como o treinamento está sendo colocado em prática. Além disso, ao final da capacitação, as três iniciativas que se destacarem receberão um apoio do Instituto SAB no valor de 15 mil reais cada uma.