Novo aplicativo apoia programas de suporte ao paciente

A Profarma Specialty, empresa do grupo AmerisourceBergen, acaba de lançar um aplicativo de gestão online para o suporte ao paciente, chamado PAPO Digital. Esses programas de apoio são customizados, em parceria com indústria farmacêutica e operadoras de saúde, para oferecer soluções que atuam no diagnóstico, acesso e adesão ao tratamento com suporte, informação qualificada e ações educativas por meio da tecnologia.

A novidade digital nasceu como uma necessidade em cima da mudança de comportamento do mercado, observada com o desenvolvimento de mais de 100 programas ao longo dos anos. “Sempre estamos atentos às novidades tecnológicas, a telemedicina sendo a mais recente delas, e, com o novo aplicativo, ampliamos os recursos para todos os envolvidos na jornada do tratamento, oferecendo o melhor uso da tecnologia para encurtar distâncias e agilizar o atendimento de forma digital, porém sempre com as premissas de um apoio humanizado.”, explica Danilo Vacari, diretor da Unidade de Negócio de Suporte ao Paciente da Profarma Specialty.

Por meio do aplicativo, os clientes (indústrias farmacêuticas e operadoras de saúde) poderão oferecer aos seus pacientes diversos serviços que contribuirão para a qualidade de vida durante o tratamento, contando com o apoio da telemedicina, parte importante do projeto.

“Um diferencial do PAPO Digital é que ele permite agilidade e customização do aplicativo de forma a atender as demandas específicas de cada programa, definindo as estratégias e funcionalidades que serão necessárias para cada projeto”, complementa o diretor.

Qual a importância dos programas de Suporte ao Paciente?

A adesão ao tratamento de doenças crônicas ou de alta complexidade é um desafio para a saúde no Brasil e no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 50% das pessoas que passam por um tratamento a longo-prazo não aderem à terapia.

Já no Brasil, o maior estudo sobre o tema realizado até hoje, analisou os impactos associados à baixa adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas. Em mais de 11 mil pacientes estudados, cerca de 30% não realizam corretamente o protocolo indicado pelo médico. Outro ponto interessante é que a complexidade do tratamento atrapalha o paciente. Isso porque, os que tomam cinco medicamentos, ou mais, apresentaram 2,4 vezes mais dificuldades durante o processo.

Nesse cenário, os programas de suporte são importantes aliados de pacientes de doenças crônicas e de alta complexidade, já que estudos indicam que há maior adesão quando recebem acompanhamento.

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