Rede Placi recebe aporte de R$ 30 milhões de fundo estrangeiro
Uma transação recém-finalizada vai permitir à Rede Placi, de hospitais de transição, acelerar seus planos de expansão. A rede hospitalar receberá da Blue Like an Orange Sustainable Capital, empresa sediada em Luxemburgo, e da FinHealth, gestora de recursos de private equity e venture capital na área de saúde, um investimento de R$ 30 milhões, que possibilitará a inauguração de novas unidades.
Para o diretor presidente da FinHealth, João Paulo Baptista, a transação é um importante reconhecimento estrangeiro a esse trabalho pioneiro e também uma oportunidade para o desenvolvimento do segmento de transição no País que contribui para melhorar a eficiência do sistema de saúde, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir os seus custos assistenciais.
“O Brasil já possui um dos maiores gastos com saúde entre países da América Latina e, mesmo assim, de acordo com padrões internacionais e com a própria população, a saúde no país ainda é insatisfatória, com oferta de serviços pouco diversificada, baixo nível de penetração entre as diferentes camadas sociais e distribuição desigual entre as regiões. Sem dúvidas, há muito por fazer”, destaca.
O investimento da Blue Like an Orange Sustainable Capital chega num momento de amadurecimento do Placi e visa dar suporte aos seus atuais planos de crescimento. Com duas unidades no Estado do Rio de Janeiro, em Botafogo, e em Niterói —, a rede pretende expandir suas operações, com ampliação e abertura de novas unidades, que vão beneficiar o setor hospitalar como um todo.
“É um privilégio trabalhar junto com o Blue Like an Orange para pôr em prática nossos planos de alavancar os padrões do setor e desenvolver medidas de qualidade para cuidados paliativos, reabilitação e readequação de cuidados a longo prazo no Brasil. O time todo está muito motivado e focado em crescer e desenvolver, com paixão e excelência, o modelo Placi de cuidado”, comemora Carlos Alberto Chiesa, diretor presidente do Placi, destacando que, em 2019, foram 300 pacientes e mais de 20 mil horas de terapias auxiliares.
O fundo tem como mote o o impacto social positivo, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas, e escolheu o Placi, entre outros motivos, por acreditar que se trata de uma instituição capaz de contribuir para um funcionamento mais dinâmico e humano do segmento hospitalar. Cristina Penteado, diretora executiva da Blue like an Orange no Brasil, comentou “temos uma grande satisfação em estabelecer esta parceria com a FinHealth, apoiando o crescimento do Placi e ampliando o sistema de saúde no Brasil”. Outro atrativo do Placi para o ingresso do novo investidor foi a composição de sua força de trabalho, 70% feminina.