Instituto Humanitas inaugura Hospital de Emergência para Covid
O Instituto Humanitas, rede de hospitais da região de Lombardia (Itália), inaugurou em Milão o Hospital de Emergência 19, exclusivo para atendimento à Covid-19. A inauguração marca um novo começo para uma comunidade em um país que foi duramente atingido pela pandemia.
“Nós vivenciamos um ‘retorno ao futuro’ de doenças infecciosas, das quais a Covid-19 é apenas um exemplo com o qual devemos aprender a conviver”, disse o Dr. Alberto Mantovani, diretor científico do Humanitas. “É essencial estar preparado, e o Hospital de Emergência 19 significa ter o melhor tratamento disponível, uma relação estreita e direta entre o laboratório e a pesquisa clínica e a possibilidade de usar as tecnologias mais avançadas, em particular, dados e inteligência artificial para o tratamento do paciente.”
O novo hospital, construído em 11 semanas, possui um centro de emergência, um para diagnóstico, uma unidade de terapia intensiva, outra para cuidados intermediários, ambulatórios e salas de cirurgia. A unidade também se especializará no tratamento de doenças infecciosas e na pesquisa científica de vírus, como a Covid-19. O Humanitas está construindo mais duas dessas unidades hospitalares de emergência em Bergamo e Castellanza, ainda na Itália, que também serão dedicadas ao tratamento de doenças infecciosas e virais.
O Humanitas também lançou um programa de pesquisa científica para o tratamento de doenças infecciosas, liderado pela área de imunologia, na qual o Centro de Pesquisa Humanitas é especializado.
A partir de sua experiência no combate à pandemia, o Humanitas também tem oferecido videoconferências para compartilhar conhecimento e experiências com mais de 170 médicos em oito países, incluindo profissionais que atuam em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem a finalidade de compartilhar os mais recentes avanços no entendimento e tratamento da pandemia.