73% utilizam serviços de telemedicina oferecidos por empregadores
Pesquisa da consultoria de saúde Mercer Marsh Benefícios mostra que 73% dos funcionários utilizam as soluções digitais e serviços de saúde à distância oferecidos pelas empresas onde trabalham para encontrar o médico certo ou a assistência médica correta quando necessitam.
O dado é resultado de uma pesquisa global online chamada “Saúde sob Demanda” com 16,5 mil trabalhadores, de 18 a 64 anos, em 13 países de economia em crescimento (Brasil, China, Colômbia, Índia, Indonésia e México) e economias maduras (Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Singapura e Países Baixos). No Brasil, foram ouvidos 1 mil colaboradores.
O estudo ainda indica que mais da metade (52%) dos colaboradores entrevistados deseja estar empregado em empresas que disponibilizam aplicativos e outras plataformas digitais para ajudá-los a encontrar com mais facilidade médicos, agendar consultas e gerenciar dados sobre a sua saúde.
A consultoria entrevistou também 1,3 mil empresários nos 13 países. No Brasil, foram entrevistados 100 empresários e 71% disseram que pretendem investir nos próximos 5 anos em apps e outras plataformas de saúde para atrair e reter talentos.
De acordo com o levantamento, o ambiente de atendimento médico no Brasil está mudando. A tecnologia desempenhará um papel mais amplo no apoio aos profissionais de saúde para que prestem um atendimento de mais qualidade, digitalizando a experiência de assistência médica do paciente e liberando mais tempo para que os profissionais de saúde possam facilitar a vida de seus pacientes.
Os colaboradores, por sua vez, valorizam o acesso mais fácil aos melhores especialistas ou prestadores de serviços de assistência médica em qualquer lugar e a qualquer momento. Eles são favoráveis à saúde digital na medida em que aprimore o acesso à assistência médica e seja economicamente acessível, segundo análise da pesquisa.
Investir em ferramentas digitais de saúde pode ajudar a demonstrar que os empregadores estão comprometidos com o desenvolvimento de uma cultura mais ampla que valorize a saúde e o bem-estar. Isso coincide com os interesses dos trabalhadores, muitos dos quais querem que sua empresa promova um ambiente mais favorável à saúde.