São Camilo inaugura laboratório de medicina diagnóstica
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, uma das principais instituições no setor de saúde do país, está investindo cada vez mais em seu crescimento e, por isso, inaugurou um laboratório de medicina diagnóstica na Unidade Pompeia.
A Rede realizou um mapeamento de processos e um planejamento para criação simultânea de três unidades laboratoriais, que após um período de estudo foram inauguradas em 2016 com foco em absorver as demandas internas e otimizar o tempo de liberação de exames de urgência, exames de rotina e de protocolos gerenciados, além de melhorar os percentuais de recoleta, transmissão de resultados de pânico, retificação de laudos e também aumentar a assertividade do programa de excelência para laboratórios médicos.
A nova estratégia do São Camilo reforça o conceito de que os serviços de medicina diagnóstica são considerados atividades centrais na cadeia de cuidados de saúde e não mais serviços de apoio. “Com a gestão interna podemos definir com mais liberdade o escopo e a qualidade dos serviços laboratoriais a serem disponibilizados em nossas Unidades. A maioria das decisões médicas na atualidade apoiam-se em métodos diagnósticos e a internalização do laboratório vem favorecendo maior integração entre o corpo clínico e laboratório, sendo essa proximidade um ganho assistencial importante”, explica Maria Mirtes Sales, gerente de laboratório da Rede.
O serviço laboratorial próprio passou a responder com maior agilidade às diretrizes do sistema de qualidade. Como primeiros resultados já puderam ser constatadas melhorias no tempo de liberação dos exames de protocolo e os resultados de pânico passaram a ser monitorados via painel de gestão à vista, superando a meta de notificação de 95%.
A coleta externa vai contar com um alto grau de automação, instalações modernas e prevê ainda agilidade e acuidade, a exemplo do que aconteceu assim que se optou pela internalização da demanda interna