HCor intensifica ações para preservar o bem-estar de colaboradores
Uma das grandes preocupações trazidas com o novo coronavírus é o bem-estar físico e emocional dos trabalhadores que atuam na linha assistencial ou têm contato direto com pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por COVID-19. Pensando nisso, o HCor intensificou o plano de ações para preservar o bem-estar dos trabalhadores.
Entre as ações, a instituição promoveu o afastamento de gestantes, profissionais enquadrados no grupo de risco pela idade e com problemas crônicos, além de outras iniciativas como a abertura de um centro de atendimento aos colaboradores com qualquer queixa respiratória, serviço de acolhimento psicológico e parcerias com hotel e táxi.
“Num momento crítico e delicado como este, é necessário dar todo amparo à nossa força de trabalho, em especial, aos que atuam na frente assistencial e dedicam suas vidas no enfrentamento dos casos. A saúde e equilíbrio emocional desses profissionais é fundamental para superarmos a pandemia. O HCor vem se esforçando para proporcionar bem-estar aos nossos trabalhadores”, explica Silvana Castellani, gerente executiva de gestão de pessoas.
Ações em prol dos colaboradores
Centro de Atendimento aos Trabalhadores: Abertura de um ambulatório médico com seis consultórios, sala de triagem, observação/medicação e coleta de exame no atendimento aos casos com sintomas respiratórios, além de monitoramento diário de todos os profissionais afastados. O serviço também realiza atendimento a cônjuges e dependentes de nossa força de trabalho.
Acolhimento ao colaborador: O HCor desenvolveu ações de apoio psicológico, bem-estar e descompressão, com grupos virtuais de acolhimento e meditação guiada online e in loco em algumas áreas específicas.
Táxi: Parceria com taxistas de pontos no entorno do hospital para transporte dos funcionários residentes na região do ABCD.
Hotel: Estadia para profissionais que por decisão própria desejam hospedar-se em local próximo ao hospital e garantir tranquilidade e segurança às suas famílias.
Refeitório: Escalonamento de horário por áreas, evitando o acúmulo de pessoas em filas e dentro do refeitório.
Comitê de contingência com CEO: Formado pelas lideranças corporativas e gestores médicos, com reuniões remotas diárias para tomada de decisão, esclarecimento de dúvidas, recomendações e protocolos. Diariamente o tema da saúde do trabalhador é discutido pelo comitê.
Home Office: São aproximadamente 300 colaboradores de áreas administrativas trabalhando remotamente.
Teleorientação: Serviço prestado por médicos e enfermeiros especialistas que solucionam dúvidas sobre o Covid-19 para todos os trabalhadores do hospital.
Reuniões e treinamentos: Realizados somente por videoconferência e treinamentos por EAD e in loco apenas para equipes de áreas críticas.
Flexibilização de horários: Para evitar os horários de maior fluxo de pessoas nos transportes públicos.