Hutrin recebe novos EPIs para equipe no atendimento a infectados
O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) recebeu novos equipamentos de proteção individual (EPIs) que garantem aos profissionais isolamento completo. Além dos gorros, óculos, máscaras descartáveis, luvas, álcool gel, entre outros, os macacões impermeáveis passam a ser usados por todos os colaboradores que tratam de pacientes com sintomas da Covid-19.
“Proteger a equipe é nossa obrigação e com a chegada dos novos EPIs vamos garantir mais segurança para médicos, enfermeiros, técnicos e todos os profissionais de saúde que estiverem na linha de frente do atendimento”, explica Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin. O hospital recebeu 100 macacões.
Inspeção e desinfecção
Após a aprovação do infectologista Guillermo Sócrates os trajes foram separados para uso dos profissionais, que começaram a ser instruídos no como vestir e onde retirar o material para desinfecção.
As cores devem ajudar na identificação do profissional: branco e verde para médicos, azul para área de enfermagem, e branco com tira vermelha na manga para atendentes. “Hoje temos todos os EPIs para proteger quem recebe e trata pessoas que chegam com sintomas e isso é um alívio para toda a equipe”, explica Synara Soares. A enfermeira, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foi quem recebeu os trajes no Hutrin e está encarregada de definir o protocolo de vestimenta junto com o infectologista.
Isolamento
Desde o início de março, o Hutrin reservou um espaço para possíveis infectados que precisassem de isolamento. Os quartos, dois com ventilação mecânica, estão a espera de pacientes, mas até hoje ninguém precisou usá-los. O único caso registrado em Trindade foi atendido por um hospital em Goiânia.