EMDR inicia atendimento voluntário de terapia para médicos e enfermeiros
A Associação Brasileira de EMDR disponibilizará atendimento gratuito aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. A terapia, desenvolvida nos EUA para tratamento de traumas de veteranos de guerra e indicada pela OMS para casos de stress pós-traumáticos e catástrofes, estará disponível de forma voluntária e on-line.
‘”Nossa missão é ajudar a cuidar da saúde mental dos médicos e enfermeiros do Brasil neste momento tão difícil que estamos enfrentando.”explica Ana Lúcia Castello, presidente da entidade.
O EMDR (Eye Movement Desentitization Reprocessing) pode ajudar tanto na minimização de sintomas como o medo exacerbado, comportamentos e pensamentos repetitivos carregados de ansiedade, como também nos traumas que a pessoa viveu e que agravam esses sintomas. Trata-se de uma terapia por meio dos movimentos oculares e sensações táteis bilaterais, o que permite reprocessamento de memórias traumáticas no cérebro.
O medo, que também é um mecanismo de proteção e sobrevivência, pode prevalecer e ser mais forte que a resiliência em muitos profissionais da saúde neste momento. “Quando o medo nos inunda e um sofrimento intenso e descabido toma conta, efetivamente ele não protege. É a fobia, um transtorno ansioso”, diz Maria Aparecida (Tina) Zampieri, Vice-Presidente da Associação Brasileira de EMDR. “A fobia é um medo exagerado e incompreensível, seja de um objeto, de um ser vivo, seja de uma situação específica, que ao invés de proteger, prejudica a vida da pessoa”. completa.