Grupo Profarma registra avanço de 12,9% na receita

A Profarma divulgou os resultados do quarto trimestre (4T19) e ano de 2019. Com a conclusão do processo de integração e turnaround das aquisições, aliada à forte disciplina na gestão dos recursos financeiros, registrou um avanço de 12,9% na receita bruta consolidada do Grupo Profarma, que atingiu R$ 5,6 bilhões, enquanto o Ebitda e a margem Ebitda alcançaram R$ 115,8 milhões e 2,4%, respectivamente.

Dessa forma, após cinco anos de prejuízo relativo ao movimento estratégico para suportar a entrada no mercado de Varejo, em 2019 a Profarma auferiu lucro líquido de R$ 16,0 milhões. Com geração líquida de caixa de R$ 52,4 milhões mais o incremento do Ebitda, registrou importante melhoria na relação dívida líquida/Ebitda, que caiu para 3,8 vezes no ano.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Profarma, Max Fischer, comentou: “A implementação das iniciativas do plano estratégico elaborado em abril de 2018, gerou melhorias operacionais significativas em supply, no mix de vendas, no atendimento a clientes da Distribuição, na relação com fornecedores e consumidores, e na captura de ganhos de escala. Acreditamos que 2020 será ainda melhor, à medida que a economia nacional começar a avançar de forma mais positiva e também por conta de novas e importantes iniciativas que já começaram o ano em curso.”

Distribuição

A Divisão apresentou crescimento de 18,7% na comparação com 2018 ao atingir R$ 5,2 bilhões, superior ao mercado de acordo com dados da Abafarma (Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico). O Ebitda alcançou R$ 87,7 milhões e margem de 1,8% – 26,6% acima do ano de 2018, quando registrou R$ 69,2 milhões e uma margem de 2,0%. Destaque também para a redução de 2,6 dias no ciclo de caixa e de R$ 48,0 milhões no capital de giro.

Varejo

A receita bruta da Divisão atingiu R$ 1,2 bilhão, o que representa uma redução de 2,1% quando comparado ao ano anterior, em função da redução líquida de oito lojas nesse período (quatorze fechamentos e seis aberturas). Ainda assim, a otimização do portfólio de lojas e as melhorias operacionais colocadas em prática, nos levaram a um aumento no faturamento médio por loja de 1,7%, atingindo R$ 512 mil. O Ebitda atingiu R$ 25,2 milhões e margem de 2,1% em 2019, evolução de R$ 3,0 milhões e 0,3 p.p. em relação ao ano anterior, enquanto o ciclo de caixa permaneceu em linha com o registrado no ano anterior.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.