Grupo Profarma registra avanço de 12,9% na receita
A Profarma divulgou os resultados do quarto trimestre (4T19) e ano de 2019. Com a conclusão do processo de integração e turnaround das aquisições, aliada à forte disciplina na gestão dos recursos financeiros, registrou um avanço de 12,9% na receita bruta consolidada do Grupo Profarma, que atingiu R$ 5,6 bilhões, enquanto o Ebitda e a margem Ebitda alcançaram R$ 115,8 milhões e 2,4%, respectivamente.
Dessa forma, após cinco anos de prejuízo relativo ao movimento estratégico para suportar a entrada no mercado de Varejo, em 2019 a Profarma auferiu lucro líquido de R$ 16,0 milhões. Com geração líquida de caixa de R$ 52,4 milhões mais o incremento do Ebitda, registrou importante melhoria na relação dívida líquida/Ebitda, que caiu para 3,8 vezes no ano.
O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Profarma, Max Fischer, comentou: “A implementação das iniciativas do plano estratégico elaborado em abril de 2018, gerou melhorias operacionais significativas em supply, no mix de vendas, no atendimento a clientes da Distribuição, na relação com fornecedores e consumidores, e na captura de ganhos de escala. Acreditamos que 2020 será ainda melhor, à medida que a economia nacional começar a avançar de forma mais positiva e também por conta de novas e importantes iniciativas que já começaram o ano em curso.”
Distribuição
A Divisão apresentou crescimento de 18,7% na comparação com 2018 ao atingir R$ 5,2 bilhões, superior ao mercado de acordo com dados da Abafarma (Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico). O Ebitda alcançou R$ 87,7 milhões e margem de 1,8% – 26,6% acima do ano de 2018, quando registrou R$ 69,2 milhões e uma margem de 2,0%. Destaque também para a redução de 2,6 dias no ciclo de caixa e de R$ 48,0 milhões no capital de giro.
Varejo
A receita bruta da Divisão atingiu R$ 1,2 bilhão, o que representa uma redução de 2,1% quando comparado ao ano anterior, em função da redução líquida de oito lojas nesse período (quatorze fechamentos e seis aberturas). Ainda assim, a otimização do portfólio de lojas e as melhorias operacionais colocadas em prática, nos levaram a um aumento no faturamento médio por loja de 1,7%, atingindo R$ 512 mil. O Ebitda atingiu R$ 25,2 milhões e margem de 2,1% em 2019, evolução de R$ 3,0 milhões e 0,3 p.p. em relação ao ano anterior, enquanto o ciclo de caixa permaneceu em linha com o registrado no ano anterior.