Docway é selecionada para programa de inovação da Unimed Fesp
A Docway foi uma das quatro startups selecionadas pelo projeto Conexão Vitall, promovido pela Unimed Fesp, por meio do Vitall, e realizado em parceria com a Liga Ventures. Ao todo, foram mais de 200 projetos inscritos, sendo 40 avaliados mais profundamente, 15 selecionados para uma apresentação (pitch) e 4 escolhidos para o projeto. A escolha pela Docway se deu na categoria telemedicina. A Unimed Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) conta com 76 cooperativas associadas, que juntas somam mais de 4 milhões de beneficiários, 20 mil médicos cooperados e mais de 30 mil colaboradores.
“Nós fomos escolhidos para desenvolver soluções de telemedicina e já estamos participando de reuniões. Vamos usar o que já temos de experiência e tecnologia desenvolvida para disponibilizá-la aos médicos cooperados do Sistema Unimed paulista”, afirma o Head Comercial da Docway, Daniel Ropelatto. “Será um produto semelhante ao que oferecemos, mas específico para a Unimed e seus médicos cooperados, com foco na teleorientação – a orientação médica por vídeo. Nesse tipo de encontro, não há prescrição e nem fechamento de diagnóstico, apenas a orientação”, ressalta.
Com duração de 4 meses, o Conexão Vitall oferece acompanhamento às startups, acesso à rede de executivos das Unimeds de São Paulo, mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da empresa e da rede do programa, composta por experts e executivos de mercado. O projeto é realizado em parceria com a Liga Ventures, a primeira aceleradora focada em conectar startups e grandes empresas do Brasil, que já acelerou mais de 100 startups em mais de 20 ciclos, focando na geração de negócios entre as empresas inovadoras e corporações parceiras.
De acordo com Ropelatto, o fato de ter sido selecionado por uma cooperativa de renome faz com que a companhia destaque o seu nome neste segmento – que está em expansão no país. “Nós temos diversos cases de sucesso, mas será a primeira vez com médicos cooperados. Como estamos lidando com a maior cooperativa de saúde do Brasil, vamos ter a porta de entrada para desenvolver outros negócios no país”.
Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2019 (com dados de 2018), as cooperativas de saúde estão presentes em 85% dos municípios do país. Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros são atendidos pelas cooperativas do ramo, por meio dos planos de saúde (médicos e odontológicos), clínicas, hospitais e serviços especializados. Em todo o país, são 786 cooperativas, congregando 200 mil cooperados e empregando 108 mil pessoas.
Ropelatto destaca que o propósito da Docway é desenvolver uma solução focada nos médicos cooperados. “Queremos levar o valor de nossa plataforma para os cooperados, para que eles tenham a oportunidade de fazer a teleorientação”, ressalta. Dentro do programa estabelecido pela Unimed Fesp, o processo de aceleração tem prazo de 4 meses para que seja apresentada uma solução funcional, mesmo que em formato piloto.