Dasa lança podcast sobre genética
Desde o lançamento do projeto Genoma Humano, em 2003, o conhecimento sobre genética cresceu exponencialmente. É extenso o repertório de exames para analisar a função e expressão de genes únicos, de painéis de genes, do exoma ou para o sequenciamento do genoma humano completo e os cruzamentos para estabelecer suas relações com doenças conhecidas, como diabetes e câncer, por exemplo. Nesse sentido, materializar conteúdos sobre genética é imperativo e a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, lança um podcast sobre o tema.
“Os novos testes são exemplos de como a genômica melhora a precisão do diagnóstico e/ou a conduta mais assertiva para o tratamento, diminuindo biópsias desnecessárias, por exemplo, o uso excessivo de medicamentos, além de poupar o paciente de desconforto, de dor e oferecer resultados mais alinhados na relação custo vs. benefício”, conta Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.
A liderança de projetos como o DNA do Brasil que propõe criar um banco de dados sobre a informação genética da população, reitera a urgência de priorizar o tema entre os profissionais de saúde. “O Fronteiras do DNA foi idealizado para colocar renomados especialistas do mercado para discutir o que há de mais inovador em genética. Reforça nossa expertise, além de contextualizar a individualização do cuidado como caminho para a medicina de precisão, que materializa o futuro próximo da saúde”, conta Gasparetto.
Os dez episódios abordam temas como a evolução da genética, os recursos disponíveis para diagnóstico e tratamento de diversas doenças (as cardiológicas, câncer de mama e próstata) até a polêmica edição gênica e estão disponíveis em diversas plataformas de podcast como: Spotify, Apple, Deezer, Spreaker e Podchaser.