Santa Izabel investe em tecnologia para processamento de imagens
O Hospital Santa Izabel, de Salvador, acaba de investir no sistema de processamento de imagens ELUXEO, capaz de identificar lesões mínimas no aparelho digestivo. O hospital é o primeiro da Bahia a contar com esse aparelho.
“Isso acontece porque o equipamento possui 4 leds independentes e recursos de cromoendoscopia, que combinados a endoscópios de magnificação ótica, permitem ampliar a imagem em até 135 vezes”, explica o chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Santa Izabel, Iury Melo. Desse modo, é possível visualizar precocemente lesões pré-cancerosas.
O gastroenterologista explica que esse tipo de exame costuma ser indicado quando há sintomas de dores abdominais, refluxos, dificuldades em engolir, entre outros casos. Melo acrescenta que além de serem considerados exames diagnósticos, ajudando na identificação de determinados problemas de saúde, a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia contribuem para o tratamento de condições que afetam o sistema digestivo.
Por exemplo, por meio desses recursos, dá para introduzir sondas no estômago e ajudar a alimentar pessoas impossibilitadas de comer ou retirar pólipos e tumores malignos no aparelho digestivo ainda em fase inicial.