IBCC e ICESP sediam 1ª Jornada em Dor Oncológica
O IBCC Oncologia e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) reúnem em 28 de março os principais especialistas na área da saúde do Brasil em dor de pacientes que vivem o câncer. A 1ª Jornada em Dor Oncológica IBCC e ICESP irá apresentar avanços e controvérsias na prevenção, diagnóstico e tratamento da dor oncológica.
Cláudia Palmeira, médica anestesista, coordenadora da Equipe de Controle da Dor do IBCC Oncologia e uma das responsáveis pelo evento, explica que “a dor sentida pelo paciente com câncer tem uma causa multifatorial, dependendo da localização primária do câncer, como infiltração e compressão tumoral das terminações nervosas na área do tumor até a liberação de substâncias inflamatórias pelo próprio tumor”.
Sabemos que entre 70 e 85% dos pacientes com câncer apresentam ou apresentarão dor durante a doença. Por isso, avaliar a dor de maneira assertiva se faz necessário e importante para que seja tratada da maneira adequada e minorar o sofrimento do paciente.
Na Jornada, médicos, estudantes e profissionais de saúde poderão participar de maneira gratuita e conhecer mais e melhor os constantes desenvolvimentos de pesquisas, os avanços e as descobertas de métodos diagnósticos e terapêuticos na área da analgesia relacionada ao câncer – Lembrando que o câncer e seu tratamento pode às vezes causar dores de intensidade moderada a grave e que estas podem ser controladas.
Durante o evento, especialistas no assunto irão discutir temas de interesse para fisioterapeutas, cirurgiões, dentistas, neurologistas, clínicos gerais, anestesistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, acupunturistas, assistentes sociais e demais profissionais da área de saúde que trabalham no alívio da dor do paciente com câncer.
Entre os assuntos a serem abordador estão: Tratamento intervencionista da dor oncológica; Complicações dos opioides; Tolerância, dependência e abuso de opioides no paciente com dor oncológica; Uso da cannabis no tratamento da dor oncológica; entre outros.