Cetrus realiza Simpósio Internacional de Medicina Fetal
Palestrantes da medicina fetal estarão reunidos durante o Simpósio Internacional de Medicina Fetal, que acontece no dia 19 de outubro, em São Paulo. O evento, que está sendo realizado pelo Centro de Ensino Superior Especializado em Diagnóstico por Imagem (Cetrus), trará o que há de mais avançado em nível mundial e que é capaz de impactar positivamente na prática diária dos ginecologistas, obstetras e fetólogos.
O Simpósio está sendo coordenado por Fabio Peralta, doutor em Medicina pela USP, pós-doutorado em Medicina Fetal e responsável pelo setor de Medicina Fetal do Cetrus; juntamente com os Doutores Daniele Luminoso e Juliana Abdalla. Entre os participantes estão referências nacionais e internacionais em Medicina Fetal, tanto no campo da pesquisa, como na atuação prática. Nomes como Alan Hatanaka, Simone Pedra, Daniel Rolnik, Katia Bilardo, Gerard Visser, Liesbeth Lewi e Jan Deprest, conduzirão a discussão, sendo que alguns deles via videoconferência. Entre os destaques do conteúdo programático estão rastreamento e prevenção da pré-eclâmpsia, gestações gemelares, cardiopatias fetais, prematuridade e cirurgia fetal.
“Tivemos o cuidado de selecionar temas que, apesar de genéricos e frequentemente abordados em vários encontros, são de importância crucial no dia a dia. E para agregar valor a essa discussão estamos trazendo pesquisadores renomados, com vivência prática ímpar em suas respectivas áreas, e também os profissionais mais importantes do mundo envolvidos na construção de novos conhecimentos. Seguramente não são exposições construídas sobre a leitura de livros, mas que trazem história da vida de pesquisas dos palestrantes”, ressalta Dr. Peralta.
A medicina fetal no Brasil, de acordo com o especialista, apresenta um nível de desenvolvimento semelhante ao observado nos países da Europa e nos Estados Unidos, em termos de equipamentos e formação de profissionais. “O que nos coloca em desvantagem é que nesses países desenvolvidos o incentivo à pesquisa é bem maior, assim como a capacidade de disponibilizar essas tecnologias e serviços a um percentual maior da população. Daí a importância de eventos como esse que nos colocam em contato com as tecnologias e com os profissionais que geram esses novos conhecimentos. É fundamental para nos mantermos sempre atualizados”, destaca.