Hospital Santa Catarina – Paulista adquire novo acelerador linear
A partir deste mês, o Hospital Santa Catarina – Paulista passa a contar com uma estrutura de radioterapia de última geração. A aquisição desta nova tecnologia permitirá tratamentos oncológicos mais precisos e seguros, reforçando o compromisso com o cuidado integral e de alta complexidade e humanização aos pacientes.
O novo acelerador linear oferecerá maior precisão para atingir o alvo tumoral e proteger estruturas saudáveis ao redor do tumor, executando assim tratamentos personalizados, mais rápidos, com menos efeitos colaterais.
“A partir dessa precisão, conseguimos entregar uma dose mais eficaz diretamente no tumor, ao mesmo tempo em que reduzimos a exposição de órgãos saudáveis. Isso significa menos reações e melhores resultados. Trata-se de uma das tecnologias mais avançadas atualmente disponíveis no país”, explica o especialista em radioterapia da instituição, Bernardo Salvajoli.
Segundo o médico, com o novo equipamento, cada sessão é guiada por imagens em tempo real, o que permite ajustes precisos e melhor eficácia do tratamento. Isso garante que a radiação chegue no ponto exato, com uma precisão milimétrica em todas as aplicações, mesmo que haja variação na posição dos órgãos.
“Imagine sensores de videogames de última geração, que captam o movimento do corpo. A máquina faz algo parecido ao monitorar a superfície do paciente e ajustar o posicionamento em tempo real, o que amplia o potencial terapêutico. É um salto diante das tecnologias tradicionais. É um avanço significativo em relação às tecnologias tradicionais”, reforça.
Com os novos recursos. haverá uma evolução expressiva no tratamento de alvos móveis (que se movimentam com a respiração ou gases intestinais), como os tumores de pulmão e mama, no tórax e tumores de pâncreas, fígado, adrenal, próstata, bexiga, reto e abdome.
Acesso ao tratamento de alta complexidade
“Com o novo equipamento, a unidade poderá aumentar sua capacidade assistencial, reduzir o tempo de espera dos pacientes e incorporar terapias atualizadas e mais eficientes. Além disso, será possível ampliar indicações terapêuticas para diferentes tipos de câncer”, afirma Antonio Cavaleiro, coordenador da linha oncológica do Hospital Santa Catarina – Paulista.
A modernização ajuda a otimizar fluxos operacionais, eleva a eficiência do serviço e permite mais atendimentos em menos tempo. “Esses avanços são essenciais em um cenário em que a demanda por radioterapia cresce e ainda enfrenta gargalos em diversas regiões do país. Com seu trabalho filantrópico, nossa instituição tem papel relevante no acesso a tratamentos de alta complexidade”, afirma.
Responsável técnico pelo serviço, Lavoisier Fragoso de Albuquerque lembra que “desde seu início, há 15 anos, o Serviço de Radio Oncologia, Radioterapia e Radiocirurgia Estereotáxica do Hospital Santa Catarina caracterizou-se por oferecer tratamentos de alta qualidade, contribuindo para elevar o nível da especialidade no país”. “A nova aquisição permitirá que o Hospital continue na vanguarda dos novos tratamentos oncológicos”, completa.


