Camilla Covello é a primeira mulher brasileira a integrar board da ISQua
Camilla Covello foi eleita como a primeira mulher brasileira a integrar o Board da International Society for Quality in Health Care (ISQua) e para o Board da ISQua External Evaluation Association (ISQua EEA).
A ISQua é uma organização global sem fins lucrativos, com sede em Dublin, Irlanda, dedicada à promoção da qualidade e da segurança na saúde por meio de educação, compartilhamento de conhecimento e avaliação externa. Já, a ISQua EEA, sediada em Genebra, Suíça, é responsável pelos serviços de avaliação externa da ISQua, atuando na avaliação de organizações acreditadoras e de entidades responsáveis pelo desenvolvimento de padrões de qualidade, segurança da saúde e do cuidado social em todo o mundo.
Com a nomeação, Camilla passa a integrar a diretoria de um órgão de governança global encarregado de definir diretrizes estratégicas que impactam sistemas de saúde em mais de 70 países. A eleição foi realizada por meio de um processo seletivo global, transparente e conduzido por instituição independente, com ampla participação dos membros individuais da ISQua de diversos países, garantindo uma escolha representativa da comunidade internacional da organização.

O resultado reconhece a contribuição de Camilla para o fortalecimento das práticas de qualidade, segurança, governança corporativa e avaliação externa independente, além de destacar sua atuação estratégica na integração entre Acreditação, comunicação institucional e transparência no setor de saúde.
A trajetória de Camilla na ISQua ganhou relevância nos últimos anos, sendo ISQua Fellow e ISQua Expert, além de representar a Quality Global Alliance (QGA) no Conselho de Acreditação da organização. Em 2025, presidiu o Workshop de Pré-Conferência do Conselho de Acreditação durante o Congresso da ISQua realizado no Brasil, fortalecendo a presença brasileira nas discussões globais sobre Acreditação.
Camilla reúne mais de 20 anos de experiência na implementação, expansão e comunicação de processos de Acreditação e avaliação externa independente, atuando tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
É cofundadora e Chief Growth Officer da Quality Global Alliance (QGA), onde lidera a expansão da metodologia canadense de Acreditação Qmentum International no Brasil e em toda a América Latina, em parceria exclusiva com a Accreditation Canada e a Health Standards Organization (HSO). Além disso, é fundadora e CEO da C2L | Communication to Lead, hub especializado em comunicação estratégica e posicionamento institucional voltado ao setor de saúde.
“Integrar o Board da ISQua e da ISQua EEA é uma responsabilidade que assumo com propósito e profundo compromisso. É também uma oportunidade de ampliar a presença e a voz do Brasil no debate global sobre qualidade em saúde, fortalecendo a cooperação internacional, os processos de avaliação independentes e o desenvolvimento de sistemas de saúde mais seguros, éticos e sustentáveis”, afirma Camilla.
Entre as prioridades de seu mandato, Camilla ressalta o fortalecimento da governança ética, a integração entre diferentes metodologias de avaliação utilizadas globalmente e o avanço de processos avaliativos orientados a valor e impacto real.
Somam-se a esses objetivos o compromisso de ampliar o reconhecimento, a compreensão e a valorização da Acreditação e da avaliação externa independente em escala mundial, consolidando sua visibilidade como instrumentos estratégicos para a melhoria da qualidade, da segurança e da confiança nos sistemas de saúde. Sua agenda contempla ainda a expansão do acesso ao conhecimento em qualidade e segurança para profissionais, instituições e comunidades, com incentivo à troca internacional de experiências e ao fortalecimento da cooperação global.

