Anahp realiza workshop de rastreabilidade de medicamentos
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) abre espaço para o debate sobre o atual momento e perspectivas de implantação do sistema de rastreabilidade de medicamentos no País. A entidade realiza dia 19 de setembro, em São Paulo, o workshop Rastreabilidade de medicamentos: desafios e impactos para a cadeia da saúde. O evento acontece das 9h às 16h no auditório do Hospital Santa Catarina e as inscrições, que são gratuitas, já podem ser feitas por aqui.
Mesmo com avanços importantes, a rastreabilidade de medicamentos no Brasil ainda encontra desafios a serem superados, como o de implementar processos complexos e definir normas e padrões. A criação há 10 anos do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) foi um passo importante, mas ainda não garante mecanismos eficientes de monitoramento dos fármacos produzidos no País.
Por outro lado, projetos piloto de iniciativa da indústria farmacêutica e hospitais avançam e servem de modelo para a definição de regras para todo o setor, na medida que buscam oferecer informações confiáveis sobre autenticidade, procedência, validade, armazenagem comercialização e distribuição de medicamentos.
Para discutir o tema, a Anahp já tem confirmada as presenças de Cristiano Gregis, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Nilson Malta, gerente de Automação Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, Marcelo Sá, da Associação Brasileira de Automação, Leonardo Cesconetto, da GAM Distribuidora de Medicamentos e Perfumaria, e Vidal Zapparoli Castro Melo, do Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais. O evento será aberto pelo CEO da Anahp, Marco Aurélio Ferreira.