Hospital Mãe de Deus recebe quinta certificação da Joint Commission
O Hospital Mãe de Deus conquistou, pela quinta vez, a certificação internacional da Joint Commission International (JCI), reconhecida como o mais rigoroso selo mundial de qualidade e segurança assistencial. A primeira acreditação aconteceu em 2012, e a avaliação é refeita a cada três anos.
“Esta conquista reafirma a resiliência institucional e o comprometimento de todas as nossas equipes. Enfrentamos um dos maiores desafios da história do hospital e, ainda assim, alcançamos novamente o mais importante selo global de qualidade, o que nos consolida como referência em assistência segura e de excelência no país”, destaca o diretor-executivo do Hospital Mãe de Deus, Sandro Junqueira.
Foram avaliados na instituição 1.101 pontos em qualidade e segurança, em itens de infraestrutura, gestão do cuidado do paciente, capacitação das equipes, governança e liderança, entre outros.
“Foi muito emocionante o resultado final, porque trabalhamos arduamente desde a retomada. Presenciamos um grande engajamento das equipes e da diretoria para conquistarmos mais essa certificação, mesmo depois das adversidades enfrentadas”, relata Dionísia Oliveira, coordenadora de Qualidade e Segurança no Hospital Mãe de Deus.
O compromisso com a excelência foi um ponto alto para garantir a recertificação, segundo a coordenadora. O tema foi pauta de um comitê que se reunia semanalmente para abordar a conquista do selo, e esses encontros eram abertos aos colaboradores, o que integrou ainda mais as equipes. Além disso, a área de Qualidade também realiza encontros semanais para revisão de pontos como fluxos, gestão de riscos, governança clínica, segurança do paciente, rastreabilidade de processos, atendimento humanizado e cultura de melhoria contínua.
Também foram reacreditados pela JCI a Unidade Carlos Gomes e o Centro Integrado de Oncologia.


