Hospital Mackenzie é habilitado para Cuidados Paliativos adultos
Maior prestador SUS do Paraná, com 94% dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em portaria divulgada pelo Ministério da Saúde, foi uma das primeiras instituições hospitalares brasileiras a serem habilitadas para tratamento de Cuidados Paliativos adultos no país. Oficializada pela portaria GM/MS nº 8.032, a habilitação integra a implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos e prevê investimento federal de R$ 8,2 milhões em todo o Brasil.
Vale destacar que o Hospital Mackenzie já tem implantado o serviço de Cuidados Paliativos desde 2020, composto por uma equipe multidisciplinar. Hoje em dia, este setor do HUEM é um dos maiores do estado do Paraná e referência nacional. Também é um importante centro acadêmico formador de médicos paliativistas e mensalmente recebe estagiários médicos de todas as regiões do Brasil. O serviço foi fundado e é coordenado por Jonathan Lourenço, médico do Mackenzie e professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
Para o diretor do Hospital Mackenzie, Tiago Tormen, a habilitação do HUEM representa o reconhecimento de um serviço que já é uma referência na instituição. “Nós temos muito orgulho do serviço de Cuidados Paliativos. Tanto no adulto quanto pediátrico, o setor faz um trabalho primoroso junto aos nossos pacientes e os pacientes da rede. Então, estar habilitado como uma equipe de CP é a coroação de todo esse trabalho que foi realizado nos últimos anos e que beneficia o atendimento e o cuidado integrado desses pacientes”, avalia Tormen.
