Santa Casa BH amplia oferta de cirurgias por videolaparoscopia
A Santa Casa BH recebeu uma nova torre de videolaparoscopia que vai ampliar a capacidade do maior hospital 100% SUS de Minas Gerais em realizar cirurgias laparoscópicas.
O custeio da nova aquisição foi possível graças a uma emenda parlamentar. O recurso também permitiu a aquisição de 2 caixas de instrumentais cirúrgicos. Com isso, será possível aumentar em até 800 procedimentos por ano esse tipo de cirurgia, em substituição à abordagem convencional.
As cirurgias laparoscópicas são realizadas por meio de pequenas incisões, com auxílio de uma câmera e instrumentos delicados, o que torna o procedimento menos invasivo, reduz o trauma cirúrgico, acelera a recuperação e diminui a fila de espera, beneficiando pacientes que aguardam há meses — e, em alguns casos, mais de um ano — por atendimento.
Com 19 salas cirúrgicas e 18 especialidades atendidas, o bloco cirúrgico da Santa Casa BH realiza, em média, 12 mil cirurgias por ano. A ampliação da estrutura permitirá reduzir o déficit operacional causado pelo subfinanciamento do SUS e melhorar o giro de leitos, garantindo mais eficiência ao atendimento.
