Alexandre Biasi é o novo superintendente médico do Hcor
O Hcor anuncia a nomeação de Alexandre Biasi como seu novo Superintendente Médico, Ensino e Pesquisa. Cardiologista e intensivista, Biasi atua no Hcor desde 2008 e, desde 2022, lidera a Superintendência de Ensino e Pesquisa, responsável pelo Instituto de Pesquisa Hcor.
“É uma honra assumir esta nova responsabilidade no Hcor. Ao longo dos últimos anos, tive a oportunidade de liderar nossas iniciativas de ensino e pesquisa, sempre guiado pelo compromisso com a ciência, a formação profissional e a inovação em saúde. Agora, ao assumir também a superintendência médica, terei a chance de estar ainda mais próximo de nossos pacientes, integrando conhecimento e prática assistencial. Meu foco será fortalecer a excelência do cuidado, aprimorar a experiência de quem nos procura e contribuir para desfechos clínicos cada vez melhores”, afirma Alexandre Biasi.
Além de sua atuação no Hcor, Biasi é professor do Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da Faculdade de Medicina da USP, membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) e da Latin American Intensive Care Research Network (LIVEN).
Com foco em ensaios clínicos randomizados voltados ao cuidado de pacientes criticamente enfermos, Biasi também é autor de mais de 230 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Este ano, foi reconhecido pela terceira vez no ranking Top 2% Scientists, elaborado pela Universidade Stanford em colaboração com a Elsevier, que destaca os pesquisadores mais influentes do mundo.
Graduado em Medicina e com residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre concluiu residência em Cardiologia e fellowship em Terapia Intensiva no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Possui título de especialista pela AMIB, Diploma de Pós-Graduação em Ensaios Clínicos pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.
