FEMAMA promove 12º Fórum de Controle do Câncer na Mulher
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) promove, nos dias 26 e 27 de novembro, a 12ª edição do seu principal evento anual de diálogo com a sociedade e o ecossistema oncológico, o Fórum de Controle do Câncer na Mulher. O encontro, que terá formato híbrido com transmissão online ao público de forma gratuita mediante inscrição, debaterá os desafios mais urgentes da oncologia no Brasil, como as disparidades regionais, o financiamento do SUS e a medicina de precisão.
Em programação paralela exclusiva às organizações que constituem a federação, a edição também marca um momento histórico para a governança da instituição: a transição de sua presidência. Após 19 anos à frente da Federação que fundou e consolidou como referência em advocacy no país, a mastologista Maira Caleffi transmite o cargo para Luiz Ayrton Santos Junior. O sucessor, também mastologista e cofundador da entidade, foi eleito pelo Conselho de Administração e passou por um ciclo de preparação de dois anos para assumir a liderança. Além da nova presidência, também haverá a renovação dos conselhos, como prevê o estatuto da organização.
“Este é um marco na história da FEMAMA, que demonstra a solidez e a maturidade de seu sistema de governança. Demonstramos que o advocacy pelo controle do câncer vai além de pessoas específicas; ela reside em instituições sólidas e processos bem definidos. Passo o bastão com a certeza de que a nova gestão ampliará ainda mais nossa voz, representando pacientes de todo o Brasil em prol de políticas públicas mais efetivas”, afirma Maira Caleffi, que continuará atuando na federação como parte do Conselho de Administração.
A agenda técnica do Fórum foi desenhada para transformar debates em planos de ação concretos. No primeiro dia (26), o painel de abertura “Cânceres na Mulher no Brasil: O que os dados revelam?” trará uma análise crítica sobre as estatísticas atuais, seguido por um debate acerca da inovação e do acesso no painel “Como inovar para superar os desafios de acesso aos cuidados em saúde?”, moderado pela Maira Caleffi, e no painel “Questões de Advocacy em Oncologia”, moderado por Gi Charaba, ativista e sobrevivente do câncer de mama.
Já no segundo dia (27), a programação se aprofunda em questões práticas que impactam a qualidade de vida das pacientes no painel “Desafios e Soluções em Câncer na Mulher”. O debate abordará temas cruciais e muitas vezes negligenciados, como o impacto do câncer nas relações de trabalho, o tempo da política pública e seu reflexo no custo social do câncer na mulher, estratégias para envolver Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em pesquisas clínicas e a preservação da fertilidade e congelamento de óvulos, trazendo uma visão integral sobre os atravessamentos da jornada oncológica da mulher.
“Assumir a presidência da FEMAMA é honrar um legado de conquistas que transformaram a realidade e a legislação brasileiras em benefício das mulheres com câncer de nosso país”, reforça o presidente eleito, Luiz Ayrton. “Seguiremos com este objetivo, visando fazer valer os direitos das pacientes, buscando promover o acesso ágil ao diagnóstico e aos tratamentos adequados, assegurando, assim, a perenidade da Federação como a principal voz na defesa dos direitos das pacientes oncológicas no Brasil”.
Serviço
12º Fórum de Controle do Câncer na Mulher
Quando: 26 e 27 de novembro de 2025
Onde: transmissão online (mediante inscrição). Vagas presenciais esgotadas em São Paulo (Hotel Estanplaza International).
Programação Completa e inscrições aqui.
