Saúde do Servidor: eficiência, expansão e cuidado centrado

Por Claudio Andraos

A assistência à saúde é construída por uma rede integrada de esforços, cujo objetivo é oferecer o melhor tratamento, alívio da dor e cura para os mais diversos casos que surgem ao longo da vida. É a união de múltiplas mãos que torna possível um acolhimento de qualidade aos pacientes. No Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), essa realidade não é diferente. Além dos profissionais de saúde que atuam no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), diversos integrantes da rede assistencial também prestam suporte em cidades e regiões credenciadas em todo o Estado de São Paulo.

A expansão da rede do Iamspe já é uma realidade. Visando um futuro ainda mais promissor e buscando consolidar-se como referência nacional na assistência ao servidor público, a instituição pauta sua atuação em uma filosofia de constante aprimoramento em eficiência e eficácia. Três pilares sustentam essa jornada: a suficiência na oferta regional de serviços e procedimentos; a ampliação da capilaridade da rede; e a qualificação da assistência prestada em todas as clínicas e espaços médicos.

Acreditamos que a inclusão de novos prestadores gera impactos diretos e positivos no atendimento. Em primeiro lugar, contribui para a ampliação da cobertura geográfica, principalmente em regiões com baixa presença médica ou pouca oferta de serviços. Essa expansão reduz o tempo de espera, melhora o acesso e amplia a equidade no cuidado à saúde dos beneficiários.

A qualidade assistencial e a segurança do paciente são fortalecidas com o aumento de profissionais na rede credenciada. Com mais especialistas, é possível implementar práticas baseadas em evidências e protocolos clínicos consistentes, reduzindo variações no diagnóstico e promovendo a troca de experiências entre os profissionais.

A eficiência operacional e a sustentabilidade financeira também ganham destaque quando os prestadores estão alinhados com programas de atenção coordenada – como atenção primária, manejo de doenças crônicas e saúde mental. A adoção das diretrizes da operadora contribui para a racionalização do uso de recursos, evitando procedimentos desnecessários. A interoperabilidade dos sistemas, que permite a troca segura de informações clínicas e administrativas, também é um avanço estratégico, sempre pautado pela LGPD.

A utilização inteligente de dados é fundamental para a gestão da saúde populacional e para a avaliação de desempenho. No entanto, mesmo com o uso crescente da tecnologia, é essencial que o atendimento mantenha o foco na humanização, com cuidado individualizado e empático de cada caso.

Tanto o setor público quanto o privado de saúde vêm buscando caminhos para alcançar a sustentabilidade financeira. No caso de institutos como o Iamspe – que não têm fins lucrativos – o compromisso é com a suficiência na oferta de serviços, equilibrando custos e qualidade no atendimento aos usuários.

Nesse sentido, o Iamspe tem promovido ações focadas na otimização da gestão de custos, com o objetivo de se tornar uma referência em boas práticas para outras instituições. Trabalhamos continuamente para implementar uma gestão financeira mais eficiente, controlando despesas e evitando desperdícios. A prevenção também é um pilar estratégico, pois a promoção da saúde reduz a incidência de doenças e, consequentemente, os custos com tratamentos complexos.

Esse redesenho tático visa transformar qualitativamente os contratos existentes que antes, em grande parte, tinham foco no atendimento de urgências e emergências e hoje caminha para coberturas mais completas e resolutivas para ofertar internações clínicas e cirúrgicas, além de exames de alta complexidade e tratamentos especializados. O impacto da transição já pode ser observado no comparativo entre os anos de 2022 com 39.728 internações e 2024 com 62.693. Um crescimento de quase 60%.

Um exemplo dessa mudança pôde ser visto recentemente na região do ABC Paulista que contava com um serviço de Pronto-Socorro em São Bernardo do Campo e teve o seu rol assistencial substituído por outras entidades que promoverão a inclusão de consultas ambulatoriais, exames, cirurgias eletivas e internação, expandido para São Caetano do Sul e outros hospitais que terão editais publicados nesta região.

Agora, para o futuro, os próximos passos envolvem a ampliação da agilidade no agendamento de consultas, com o uso de telemedicina, atendimento omnicanal (integração de todos os canais de comunicação) e, em alguns casos, tecnologias como inteligência artificial e dispositivos de monitoramento remoto. Além disso, o fortalecimento da regulação e da transparência, por meio da parceria com órgãos reguladores, continua sendo nossa prioridade. Essa atuação garante práticas justas e reforça o compromisso da rede do Iamspe com a promoção da saúde e qualidade de vida dos beneficiários, estimulando os hábitos saudáveis ao longo de toda a vida.


*Claudio Andraos é diretor do Departamento de Convênios e Assistência Médico-Ambulatorial do Iamspe. Gestor de saúde com experiência em cuidados assistenciais de servidores públicos, mestre em Bioética e especialista em Saúde Suplementar e Saúde Pública.

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