Santa Izabel conquista certificação QMentum International Diamond
Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, a Santa Casa da Bahia preencheu agora mais um capítulo de vitória em sua história, desta vez conquistando a certificação QMentum International Diamond do Hospital Santa Izabel (HSI).
A acreditação canadense é aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente.
O Santa Izabel, que já possui o selo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), agora recebe o certificado que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais.
O modelo da acreditação Qmentum International Diamond possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência.
De acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, a conquista do selo internacional reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do HSI, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.
A líder da auditoria, Carla Pertrini explica que a instituição precisou enfrentar desafios ao longo de quase dois anos para cumprir com as metas e diretrizes da QMentum, mostrando parceria, transparência e maturidade capazes de aperfeiçoar continuamente os processos assistenciais.
Acreditações
A Santa Casa da Bahia, por demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua na gestão, alcançou em 2015 uma das mais conceituadas certificações de qualidade de saúde do Brasil para o Hospital Santa Izabel, a acreditação com excelência – Nível 3, através da metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Em agosto de 2017, o pioneiro hospital foi nomeado como novo integrante QMentum International IQG. Para obter a certificação, o Hospital Santa Izabel passou por uma criteriosa avaliação, desde então.