ABCIS abre consulta pública para primeiro Manual do CMIO no Brasil
A ABCIS – Associação Brasileira CIO e Gestores de Tecnologia em Saúde pública e privada, anuncia a abertura da chamada pública para contribuições ao primeiro Manual sobre o papel do Chief Medical Information Officer (CMIO) no Brasil. A associação convida profissionais, gestores, entidades e empresas do setor da saúde a participarem ativamente do processo de aprimoramento do documento, enviando sugestões, críticas construtivas e contribuições técnicas que enriquecerão a versão final do manual.
O manual foi desenvolvido inicialmente por um grupo técnico composto por profissionais com ampla experiência nas áreas médica e tecnológica, que elaboraram uma versão preliminar do documento. Essa versão inicial agora entra em consulta pública, etapa essencial para que a comunidade médica, técnica e institucional contribua com o aperfeiçoamento do conteúdo. Após o encerramento da consulta, as contribuições recebidas serão avaliadas e incorporadas para a elaboração da versão final do manual, que será publicada posteriormente pela ABCIS.
Participaram da construção da versão inicial os profissionais Felipe Cezar Cabral, médico, CMIO no Hospital Moinhos de Vento e diretor de relações institucionais da ABCIS; Bianca Pascual, médica, CMIO do Grupo Oncoclínicas; Carlos Sacomani, médico urologista e docente do A.C.Camargo Cancer Center; Vitor Ferreira, presidente da ABCIS e CIO do Hospital Infantil Sabará; Anaterra Oliveira, VP de tecnologia da DASA; Alex Vieira, CIO no Hcor; e Alex Julian, CIO do Hospital Sírio-Libanês. O grupo reuniu diferentes perspectivas clínicas e tecnológicas, buscando refletir a realidade e os desafios da saúde digital no país.
“Criamos essa primeira versão do manual para oferecer às instituições de saúde um ponto de partida claro e estruturado sobre a atuação do CMIO, um papel ainda recente no Brasil, mas cada vez mais indispensável. Agora, ao abrir a consulta pública, queremos ouvir o setor e construir coletivamente um documento robusto e aplicável à realidade brasileira”, destaca Vitor Ferreira, presidente da ABCIS e CIO do Hospital Infantil Sabará.
O CMIO, ou diretor de informática médica, é um papel consolidado em países como os Estados Unidos e começa a se firmar no Brasil como função estratégica de liderança na interseção entre medicina e tecnologia da informação. Esse profissional atua como uma ponte entre as áreas clínicas e de TI, garantindo que os sistemas digitais atendam às necessidades dos profissionais de saúde e dos pacientes, promovendo qualidade assistencial, inovação e segurança da informação.
“O manual surge da necessidade das instituições de saúde de oficializar e valorizar uma função estratégica, que é a do CMIO. É o profissional que integra tecnologia à prática assistencial, mantendo o paciente no centro do cuidado. Essa chamada pública é uma oportunidade de somar diferentes visões e experiências para consolidar um modelo de atuação que reflita o ecossistema brasileiro”, afirma Felipe Cezar Cabral, CMIO no Hospital Moinhos de Vento e diretor de relações institucionais da ABCIS.
A versão inicial do documento apresenta tópicos sobre definição do papel do CMIO, desafios, atividades e responsabilidades, habilidades e competências (hard e soft skills), gestão de mudança, formação e caminhos educacionais, além de um checklist prático para profissionais que desejam iniciar na função. Após o processo de consulta pública, a versão final consolidará as contribuições e se tornará uma referência para instituições e profissionais de todo o país.
A ABCIS ressalta que o fortalecimento dessa liderança médica é essencial para o avanço da saúde digital no Brasil. Com mais de 7 mil hospitais no país, apenas uma parcela mínima conta com estruturas formais de liderança médica digital. A nova resolução CREMESP nº 385/2024, que prevê a presença de um coordenador médico para supervisionar sistemas de informação em saúde, reforça a urgência de consolidar o papel do CMIO nas instituições.
Para participar, acesse aqui.