Hospital Sapiranga renova certificação ONA Nível 2
O Hospital Sapiranga acaba de renovar a certificação Nível 2 – Acreditação Plena da Organização Nacional de Acreditação (ONA), selo nacional que reconhece instituições que alcançam altos padrões de qualidade, segurança do paciente e gestão integrada.
“Renovar este selo é muito mais do que cumprir critérios de qualidade, é reafirmar o nosso propósito de cuidar das pessoas com responsabilidade, acolhimento e excelência. É a prova de que cada profissional, cada gesto e cada decisão dentro do hospital têm um único objetivo: oferecer segurança e confiança para os nossos pacientes e para toda a comunidade. Esse reconhecimento é de todos nós, colaboradores, pacientes, famílias e parceiros, porque só juntos podemos construir um futuro ainda melhor para a saúde toda a nossa região”, destacou a diretora-executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.
Entre os diferenciais que foram decisivos para a conquista da certificação estão iniciativas que reforçam tanto a valorização das pessoas quanto a inovação em processos e infraestrutura. Entre elas, destacam-se a carta manuscrita da Direção para equipes que atingem suas metas, a criação do Correio da Gentileza e as homenagens por tempo de casa, que fortalecem o reconhecimento interno.
No campo estrutural e tecnológico, a instituição ampliou salas cirúrgicas, investiu em aquisições de ponta e instalação de mais placas solares, alinhando crescimento sólido à sustentabilidade socioambiental. Ações de qualificação, simpósios multiprofissionais e treinamentos de liderança, também foram essenciais para difundir conhecimento e aprimorar práticas.
Além disso, foram salientadas iniciativas como o Plano de Saúde ambulatorial 100% custeado para os colaboradores e campanhas de autocuidado. A proximidade com a comunidade foi fortalecida por meio da distribuição do livro dos 80 anos nas escolas e projetos como o Plantando Vidas e a adoção de canteiros da cidade.
A conquista está alinhada ao programa Hospital Sapiranga 2030, um projeto estratégico que direciona o futuro da instituição, estabelecendo objetivos e metas para os próximos anos com foco em excelência, crescimento sustentável e relacionamento humano. A iniciativa busca fortalecer o papel do hospital como referência regional em cuidado seguro e humanizado, ampliando a capacidade de atendimento, investindo em tecnologia, gestão eficiente e desenvolvimento de pessoas.